Estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos em eventos científicos brasileiros realizados entre 2004-2018
Resumo
O presente artigo analisou eventos acadêmicos brasileiros na área da Química e/ou Ensino de Química, de modo a mapear, no período de quinze anos (2004 a 2018), o estado do conhecimento sobre Educação Química para Surdos. Na primeira etapa, analisou-se a legislação brasileira voltada à inclusão, em especial a dos surdos. Em seguida, foi feito o levantamento dos eventos científicos na área de Química e/ou Ensino de Química. Na terceira etapa, foram tabulados o número total de trabalhos dos eventos, trabalhos relacionados à educação inclusiva e, especificamente, a interface Química e surdez. Depois de localizados, foi realizada uma análise geral dos textos e feita a comparação das publicações com o período em que as Leis, Decretos e Portarias foram instituídos. Diante desse exame, foi possível perceber que há uma discrepância bastante significativa entre o total de trabalhos apresentados nos eventos e os específicos aos surdos, sendo que alguns deles mencionaram Leis e Decretos que balizam a inclusão. Assim compreende-se que ainda há diversos desafios a serem trilhados para o crescimento da área, para que os estudantes surdos sejam efetivamente contemplados em suas especificidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).