Ensino da Tabela Periódica: possibilidades e desafios de uma feira de ciências escolar

Autores

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência de planejamento, culminância e avaliação de uma exposição sobre a tabela periódica em uma feira de ciências, com foco nas aprendizagens emergentes nas diferentes etapas do processo e nos desafios próprios à execução do projeto. As atividades desenvolvidas incluíram: (I) abordagem curricular sobre a tabela periódica; (II) leitura e discussão de um texto de divulgação científica; (III) planejamento de modelos e atividades sobre a tabela periódica; (IV) e exibição de modelos e atividades. Os estudantes envolvidos no projeto avaliaram as experiências desenvolvidas por meio de um questionário cujas respostas revelaram que a proposta foi capaz de estimular múltiplas habilidades, promover a aprendizagem de conteúdos de química e divulgar a ciência para os visitantes. Por outro lado, a experiência reforçou alguns desafios já conhecidos como dificuldades em colaborar, falta de recursos e pouca familiaridade com práticas de leitura

Biografia do Autor

Erasmo Moises dos Santos Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Groso

Meste em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

dos Santos Silva, E. M. (2022). Ensino da Tabela Periódica: possibilidades e desafios de uma feira de ciências escolar. Educação Química En Punto De Vista, 6. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3000

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula