Ensino da Tabela Periódica: possibilidades e desafios de uma feira de ciências escolar

Autores/as

Resumen

Este trabalho descreve uma experiência de planejamento, culminância e avaliação de uma exposição sobre a tabela periódica em uma feira de ciências, com foco nas aprendizagens emergentes nas diferentes etapas do processo e nos desafios próprios à execução do projeto. As atividades desenvolvidas incluíram: (I) abordagem curricular sobre a tabela periódica; (II) leitura e discussão de um texto de divulgação científica; (III) planejamento de modelos e atividades sobre a tabela periódica; (IV) e exibição de modelos e atividades. Os estudantes envolvidos no projeto avaliaram as experiências desenvolvidas por meio de um questionário cujas respostas revelaram que a proposta foi capaz de estimular múltiplas habilidades, promover a aprendizagem de conteúdos de química e divulgar a ciência para os visitantes. Por outro lado, a experiência reforçou alguns desafios já conhecidos como dificuldades em colaborar, falta de recursos e pouca familiaridade com práticas de leitura

Biografía del autor/a

Erasmo Moises dos Santos Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Groso

Meste em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

dos Santos Silva, E. M. (2022). Ensino da Tabela Periódica: possibilidades e desafios de uma feira de ciências escolar. Educação Química n unto e ista, 6. ecuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3000

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula