Ensino da Tabela Periódica: possibilidades e desafios de uma feira de ciências escolar
Resumen
Este trabalho descreve uma experiência de planejamento, culminância e avaliação de uma exposição sobre a tabela periódica em uma feira de ciências, com foco nas aprendizagens emergentes nas diferentes etapas do processo e nos desafios próprios à execução do projeto. As atividades desenvolvidas incluíram: (I) abordagem curricular sobre a tabela periódica; (II) leitura e discussão de um texto de divulgação científica; (III) planejamento de modelos e atividades sobre a tabela periódica; (IV) e exibição de modelos e atividades. Os estudantes envolvidos no projeto avaliaram as experiências desenvolvidas por meio de um questionário cujas respostas revelaram que a proposta foi capaz de estimular múltiplas habilidades, promover a aprendizagem de conteúdos de química e divulgar a ciência para os visitantes. Por outro lado, a experiência reforçou alguns desafios já conhecidos como dificuldades em colaborar, falta de recursos e pouca familiaridade com práticas de leitura
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Química en Punto de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).