A importância de aspectos artísticos presentes na Alquimia no desenvolvimento da criatividade no ensino de Química

Autores

Resumo

A Interdisciplinaridade é algo que há tempos vem sendo apontada como necessária no Ensino de Ciências. A aproximação da Arte a esta área possui a capacidade de aprimorar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, partindo da noção de criatividade da Pedagogia Histórico-Cultural, este trabalho busca refletir acerca da importância do resgate de elementos artísticos presentes na Alquimia, que se constrói por meio das dimensões esotérica (que inclui a Arte), psicológica e científica, para o desenvolvimento da criatividade no ensino de Química. A reflexão e a apropriação desse tipo de conhecimento, muitas vezes abordado de maneira equivocada, é essencial para evidenciar o lado mais humano da Química. Além disso, diversas são as possibilidades de relacionar Arte e Alquimia de maneira a incentivar o ato criativo dos alunos em detrimento de sua passividade.

Biografia do Autor

Sandra Gatti, UNESP

Possui Licenciatura em Física pela UNESP - Campus de Bauru (1995), com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela UNESP - Bauru (2000) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2005). Concluiu pesquisa em nível de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência da UNESP- Bauru, financiada pelo CNPq. A ênfase do trabalho desenvolvido é a formação inicial e continuada de professores de Física. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, cadastrado no CNPq, desde 1999. É professora do Departamento de Educação da FC/BAURU, atuando no curso de Licenciatura em Física e como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, História e Filosofia da Ciência no ensino, Metodologia e Prática de Ensino de Física.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Leite, M. R. V., & Teodoro Gatti, S. R. (2023). A importância de aspectos artísticos presentes na Alquimia no desenvolvimento da criatividade no ensino de Química. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3260