A importância de aspectos artísticos presentes na Alquimia no desenvolvimento da criatividade no ensino de Química
Resumo
A Interdisciplinaridade é algo que há tempos vem sendo apontada como necessária no Ensino de Ciências. A aproximação da Arte a esta área possui a capacidade de aprimorar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, partindo da noção de criatividade da Pedagogia Histórico-Cultural, este trabalho busca refletir acerca da importância do resgate de elementos artísticos presentes na Alquimia, que se constrói por meio das dimensões esotérica (que inclui a Arte), psicológica e científica, para o desenvolvimento da criatividade no ensino de Química. A reflexão e a apropriação desse tipo de conhecimento, muitas vezes abordado de maneira equivocada, é essencial para evidenciar o lado mais humano da Química. Além disso, diversas são as possibilidades de relacionar Arte e Alquimia de maneira a incentivar o ato criativo dos alunos em detrimento de sua passividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).