Sobre saberes docentes e a prática de professores de Química enquanto supervisores no PIBID

Autores

  • Ivan Araujo Mariano Escola Estadual Dom João Nery
  • Adriana Vitorino Rossi

Resumo

O presente artigo discute a prática docente de professores de Química enquanto supervisores do Pibid e como ela é influenciada pelos seus saberes que constituem o espaço escolar.  Foi realizado estudo de caso por meio de entrevistas e identificamos saberes químicos relacionados a conteúdos como equilíbrio químico, cadeias carbônicas e transformações químicas; saberes pedagógicos relacionados a estratégias investigativas de ensino e saberes experienciais como organização, planejamento, diálogo entre pares e reflexão sobre a prática. A mobilização destes saberes contribuiu para motivar os professores de Química, aumentando suas impressões de competência, autonomia e pertencimento no contexto da carreira e ao espaço escolar. Refletir coletivamente por meio do protagonismo na supervisão dos bolsistas deixou os professores, sobretudo, mais autônomos e influenciou positivamente para a modificação de sua prática em sala de aula e validação de seus saberes.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Araujo Mariano, I., & Vitorino Rossi, A. (2023). Sobre saberes docentes e a prática de professores de Química enquanto supervisores no PIBID. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3261