Sobre saberes docentes e a prática de professores de Química enquanto supervisores no PIBID
Abstract
O presente artigo discute a prática docente de professores de Química enquanto supervisores do Pibid e como ela é influenciada pelos seus saberes que constituem o espaço escolar. Foi realizado estudo de caso por meio de entrevistas e identificamos saberes químicos relacionados a conteúdos como equilíbrio químico, cadeias carbônicas e transformações químicas; saberes pedagógicos relacionados a estratégias investigativas de ensino e saberes experienciais como organização, planejamento, diálogo entre pares e reflexão sobre a prática. A mobilização destes saberes contribuiu para motivar os professores de Química, aumentando suas impressões de competência, autonomia e pertencimento no contexto da carreira e ao espaço escolar. Refletir coletivamente por meio do protagonismo na supervisão dos bolsistas deixou os professores, sobretudo, mais autônomos e influenciou positivamente para a modificação de sua prática em sala de aula e validação de seus saberes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).