Alfabetização Científica em Química Verde e Sustentável

Autores

  • Rosivania Andrade IFG
  • Vânia Zuin Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Apesar da importância e da diversidade de abordagens didáticas para a construção de conhecimentos e habilidades em Química Verde e Sustentável no Ensino Superior, há uma carência na literatura relacionada aos níveis de Alfabetização Científica que estão sendo desenvolvidos nesses processos, principalmente nos cursos de Licenciatura em Química. Nesse contexto, essa pesquisa de abordagem qualitativa tem o objetivo de identificar e estabelecer os Níveis de Alfabetização Científica para a Experimentação em Química Verde e Sustentável. A partir da análise de experimentos desenvolvidos por estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Educação Superior (IES) paulista, verificamos que a maioria das propostas experimentais estavam alinhadas a alfabetização conceitual. Portanto, é evidenciada a necessidade de implementar e analisar abordagens didáticas que proporcionem alfabetização crítica para as práticas experimentais de forma a contribuir na consolidação de um conhecimento profissional mais fundamentado e enriquecido na formação docente e cidadã.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Andrade, R., & Zuin, V. (2023). Alfabetização Científica em Química Verde e Sustentável. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3265