Alfabetização Científica em Química Verde e Sustentável
Resumo
Apesar da importância e da diversidade de abordagens didáticas para a construção de conhecimentos e habilidades em Química Verde e Sustentável no Ensino Superior, há uma carência na literatura relacionada aos níveis de Alfabetização Científica que estão sendo desenvolvidos nesses processos, principalmente nos cursos de Licenciatura em Química. Nesse contexto, essa pesquisa de abordagem qualitativa tem o objetivo de identificar e estabelecer os Níveis de Alfabetização Científica para a Experimentação em Química Verde e Sustentável. A partir da análise de experimentos desenvolvidos por estudantes do curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Educação Superior (IES) paulista, verificamos que a maioria das propostas experimentais estavam alinhadas a alfabetização conceitual. Portanto, é evidenciada a necessidade de implementar e analisar abordagens didáticas que proporcionem alfabetização crítica para as práticas experimentais de forma a contribuir na consolidação de um conhecimento profissional mais fundamentado e enriquecido na formação docente e cidadã.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).