A metavisualização na representação da evaporação da água com um grupo de estudantes surdos

Autores

Resumo

Objetivamos com este artigo verificar a metavisualização na revisão de modelos explicativos acerca dos níveis representacionais da química a partir da temática “evaporação da água” com um grupo de estudantes surdos do 3° ano do ensino médio de uma escola bilíngue. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo descritivo. Propomos uma atividade por meio do simulador PhET em três momentos: I) contextualização do tema; II) elaboração de um desenho (ME1); III) (re) elaboração de um desenho (ME2). Utilizamos para análise dos dados, categorias dos modelos explicativos (ME1 e ME2) e transcrição das falas (em Libras) dos estudantes. Verificamos que a estratégia metavisual possibilitou que os estudantes revisassem seus modelos explicativos com oportunidade de transitar do nível representacional macro para o submicro, evidenciando proximidade com modelos científicos sobre a evaporação da água.

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Araujo Florentino, C. P., Renovato Vizza, J., & Wagner Locatelli, S. (2023). A metavisualização na representação da evaporação da água com um grupo de estudantes surdos. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3286