A metavisualização na representação da evaporação da água com um grupo de estudantes surdos
Resumen
Objetivamos com este artigo verificar a metavisualização na revisão de modelos explicativos acerca dos níveis representacionais da química a partir da temática “evaporação da água” com um grupo de estudantes surdos do 3° ano do ensino médio de uma escola bilíngue. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo descritivo. Propomos uma atividade por meio do simulador PhET em três momentos: I) contextualização do tema; II) elaboração de um desenho (ME1); III) (re) elaboração de um desenho (ME2). Utilizamos para análise dos dados, categorias dos modelos explicativos (ME1 e ME2) e transcrição das falas (em Libras) dos estudantes. Verificamos que a estratégia metavisual possibilitou que os estudantes revisassem seus modelos explicativos com oportunidade de transitar do nível representacional macro para o submicro, evidenciando proximidade com modelos científicos sobre a evaporação da água.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).