Um levantamento teórico sobre o fenômeno da evasão nos cursos de licenciatura em química

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender, a partir de um levantamento teórico, como se estabelecem os processos de evasão, com foco na área de Ciências, identificando as principais abordagens e propostas dos autores, a fim de investigar e discutir esse fenômeno em seus contextos específicos, evidenciando também os principais resultados desse movimento. Entendemos que a evasão é um problema inerente aos cursos de graduação do país, nos quais, segundo dados divulgados pelo MEC (BRASIL, 2017), apenas 12% dos ingressantes em cursos de Licenciatura conseguem conclui-los. Pesquisas relacionadas ao tema apontam que vários são os motivos que levam ao abandono dos cursos, entre eles a relação com o trabalho, problemas familiares, a falta de valorização da profissão, entre outros. Assim, é de extrema importância que essas motivações sejam investigadas nos contextos específicos, a fim de que ações que possibilitem minimizar esse problema possam ser implementadas.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL).

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

de Oliveira Batista, C. H., & de Lorena Stanzani, E. (2023). Um levantamento teórico sobre o fenômeno da evasão nos cursos de licenciatura em química. Educação Química n unto e ista. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3339