Um levantamento teórico sobre o fenômeno da evasão nos cursos de licenciatura em química

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo entender, a partir de um levantamento teórico, como se estabelecem os processos de evasão, com foco na área de Ciências, identificando as principais abordagens e propostas dos autores, a fim de investigar e discutir esse fenômeno em seus contextos específicos, evidenciando também os principais resultados desse movimento. Entendemos que a evasão é um problema inerente aos cursos de graduação do país, nos quais, segundo dados divulgados pelo MEC (BRASIL, 2017), apenas 12% dos ingressantes em cursos de Licenciatura conseguem conclui-los. Pesquisas relacionadas ao tema apontam que vários são os motivos que levam ao abandono dos cursos, entre eles a relação com o trabalho, problemas familiares, a falta de valorização da profissão, entre outros. Assim, é de extrema importância que essas motivações sejam investigadas nos contextos específicos, a fim de que ações que possibilitem minimizar esse problema possam ser implementadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL).

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

de Oliveira Batista, C. H., & de Lorena Stanzani, E. (2023). Um levantamento teórico sobre o fenômeno da evasão nos cursos de licenciatura em química. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3339