Qualidade das águas nos centros urbanos: uma sequência didática de abordagem ampla em ciências da natureza
Resumo
Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão
impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi
desenvolvida com o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as potencialidades de uma sequência didática que
contextualiza conceitos químicos e a temática da qualidade da água nos centros urbanos. Os conteúdos
específicos trabalhados nessa sequência foram: substâncias, misturas e processos de separação de misturas.
Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades diferenciadas incentivam os estudantes à
participação e que sair do modo tradicional de ensino traz motivação à aprendizagem. O desenvolvimento
dessa pesquisa indicou, também, uma melhor compreensão dos conceitos científicos e um entendimento mais
amplo sobre as questões que envolvem a água, como tratamento, preservação das nascentes e conscientização
para o consumo consciente.
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