Qualidade das águas nos centros urbanos: uma sequência didática de abordagem ampla em ciências da natureza

Autores

Resumo

Com a nova reformulação do Ensino Médio no Brasil, o ensino de química passará por mudanças que causarão
impacto no modo de ensinar do educador. Buscando propostas para nortear esse trabalho, essa pesquisa foi
desenvolvida com o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as potencialidades de uma sequência didática que
contextualiza conceitos químicos e a temática da qualidade da água nos centros urbanos. Os conteúdos
específicos trabalhados nessa sequência foram: substâncias, misturas e processos de separação de misturas.
Como resultado, essa pesquisa evidenciou que as atividades diferenciadas incentivam os estudantes à
participação e que sair do modo tradicional de ensino traz motivação à aprendizagem. O desenvolvimento
dessa pesquisa indicou, também, uma melhor compreensão dos conceitos científicos e um entendimento mais
amplo sobre as questões que envolvem a água, como tratamento, preservação das nascentes e conscientização
para o consumo consciente.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Dombeket Macanhan, A., Winnischofer, H., & Rossini Sakae, G. H. (2022). Qualidade das águas nos centros urbanos: uma sequência didática de abordagem ampla em ciências da natureza. Educação Química En Punto De Vista, 6. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3875

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula