A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica

Autores

Resumo

Neste artigo, realizamos uma análise da evolução histórica das disciplinas de química oferecidas nos cursos de Agronomia e Zootecnia de uma instituição de ensino superior. Utilizando ferramentas da análise qualitativa, análise documental e entrevistas, obtivemos informações que descrevem as alterações curriculares introduzidas em relação à disciplina de química oferecida aos calouros, desde a criação dos respectivos cursos até o presente. A análise do desempenho dos estudantes nas avaliações dessas disciplinas mostrou que a química básica é a área na qual os estudantes apresentam maiores dificuldades. O estudo também nos permitiu inferir que metodologias que priorizam a contextualização dos conceitos químicos abordados podem contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes e que uma disciplina de Química Geral seria muito importante na composição dos currículos desses cursos.

Biografia do Autor

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.

Shirley Martim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pelo mesmo programa de pós-graduação e Licenciada em Química também pela UFRGS . Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Agronomia da UFRGS, assessorando, planejando e supervisionando as atividades de ensino para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Também atua como pesquisadora colaboradora na Área de Educação Química da UFRGS.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Leuven, A., Miskinis Salgado, T. D., & Martim da Silva, S. (2023). A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4220

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista