A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica

Autores/as

Resumen

Neste artigo, realizamos uma análise da evolução histórica das disciplinas de química oferecidas nos cursos de Agronomia e Zootecnia de uma instituição de ensino superior. Utilizando ferramentas da análise qualitativa, análise documental e entrevistas, obtivemos informações que descrevem as alterações curriculares introduzidas em relação à disciplina de química oferecida aos calouros, desde a criação dos respectivos cursos até o presente. A análise do desempenho dos estudantes nas avaliações dessas disciplinas mostrou que a química básica é a área na qual os estudantes apresentam maiores dificuldades. O estudo também nos permitiu inferir que metodologias que priorizam a contextualização dos conceitos químicos abordados podem contribuir de forma positiva para o desempenho dos estudantes e que uma disciplina de Química Geral seria muito importante na composição dos currículos desses cursos.

Biografía del autor/a

Tania Denise Miskinis Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Engenharia Química (1980) e em Bacharelado em Química (1983), Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (1986) e Doutorado em Ciências - área de concentração Física Experimental (1999), todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professora Titular aposentada do Departamento de Físico-Química, atuando como Docente Convidada, Orientadora do PPG Química, do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, Ensino de Química, Iniciação à Docência em Química e Química Nuclear e Radioquímica. Atualmente, é Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRGS e dedica-se principalmente aos seguintes temas: metodologias de ensino de química, interdisciplinaridade, formação de professores de ciências da natureza.

Shirley Martim da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Mestre em Educação em Ciências pelo mesmo programa de pós-graduação e Licenciada em Química também pela UFRGS . Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais na Faculdade de Agronomia da UFRGS, assessorando, planejando e supervisionando as atividades de ensino para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Também atua como pesquisadora colaboradora na Área de Educação Química da UFRGS.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Leuven, A., Miskinis Salgado, T. D., & Martim da Silva, S. (2023). A química no âmbito das ciências agrárias: reflexões a partir de uma revisão histórica. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4220

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista