Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana

Autores

Resumo

O presente estudo possui como foco de investigação o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes a ligação hidrogênio (LI). Esse conteúdo desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou- se averiguar se os modelos explicativos dos estudantes formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder heurístico do modelo. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um índice significativo de estudantes que conseguiu progredir conceitualmente. É possível inferir que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes.

Palavras-Chave: Forças intermoleculares; transição progressiva; modelos explicativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurícius Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ensino de Ciências 

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Gomes Miranda, A. C., & Pazinato , M. (2023). Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4325

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista