Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana

Autores/as

Resumen

O presente estudo possui como foco de investigação o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos referentes a ligação hidrogênio (LI). Esse conteúdo desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou- se averiguar se os modelos explicativos dos estudantes formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder heurístico do modelo. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um índice significativo de estudantes que conseguiu progredir conceitualmente. É possível inferir que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes.

Palavras-Chave: Forças intermoleculares; transição progressiva; modelos explicativos.

Biografía del autor/a

Maurícius Pazinato , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ensino de Ciências 

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Gomes Miranda, A. C., & Pazinato , M. (2023). Modelos explicativos de estudantes do ensino médio sobre a ligação hidrogênio: avaliação sob a perspectiva lakatosiana. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4325

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista