Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química

Autores

Resumo

O presente artigo relata e discute a importância da experimentação investigativa na formação inicial de professores. O embasamento teórico aborda as atividades experimentais investigativas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. As atividades tiveram como objetivo auxiliar no processo formativo inicial dos professores, o que contribuirá para suas futuras aulas. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando roteiros experimentais investigativos como instrumento de coleta e construção de dados. As atividades foram organizadas visando uma formação interdisciplinar, com o intuito de promover a reelaboração de conceitos. O professor desempenhou o papel de mediador durante o processo, auxiliando nos questionamentos para estimular reflexões mais profundas sobre os experimentos. As atividades permitiram constatar a contribuição para o processo formativo dos estudantes, visto que demonstraram uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados em sala de aula. Ao longo do artigo, fica evidente que a experimentação investigativa promove essa contribuição para o processo formativo, proporcionando a reelaboração dos conteúdos através do envolvimento afetivo dos estudantes.

Biografia do Autor

Selton Jordan Vital Batista

Licenciado em Ciências biológica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFGD).

Ademir Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Jordan Vital Batista, S., & Pereira, A. S. (2023). Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4330

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula