Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química

Autores/as

Resumen

O presente artigo relata e discute a importância da experimentação investigativa na formação inicial de professores. O embasamento teórico aborda as atividades experimentais investigativas e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. As atividades tiveram como objetivo auxiliar no processo formativo inicial dos professores, o que contribuirá para suas futuras aulas. A pesquisa teve caráter qualitativo, utilizando roteiros experimentais investigativos como instrumento de coleta e construção de dados. As atividades foram organizadas visando uma formação interdisciplinar, com o intuito de promover a reelaboração de conceitos. O professor desempenhou o papel de mediador durante o processo, auxiliando nos questionamentos para estimular reflexões mais profundas sobre os experimentos. As atividades permitiram constatar a contribuição para o processo formativo dos estudantes, visto que demonstraram uma compreensão aprimorada dos conceitos abordados em sala de aula. Ao longo do artigo, fica evidente que a experimentação investigativa promove essa contribuição para o processo formativo, proporcionando a reelaboração dos conteúdos através do envolvimento afetivo dos estudantes.

Biografía del autor/a

Selton Jordan Vital Batista

Licenciado em Ciências biológica pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFGD).

Ademir Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Jordan Vital Batista, S., & Pereira, A. S. (2023). Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4330

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula