Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química
Resumo
O presente artigo visa validar uma sequência didática que integra o Ensino por Investigação à Argumentação para ser futuramente implementada em cursos de Licenciatura em Química. Para atingir esse objetivo, convidamos três professoras licenciadas em Química com titulação de Doutorado em Educação ou Ensino de Química, e expertise em Ensino por Investigação e Argumentação. Essas professoras foram responsáveis por avaliar a sequência, usando o referencial adaptado de Guimarães e Giordan, em relação a sua: Estrutura e Organização; abordagem da Problematização; capacidade de promover a Argumentação; Conteúdos e Conceitos; Metodologia de Ensino e Avaliação; e viabilidade para o ensino remoto. A análise destacou aspectos positivos da sequência, bem como pontos a serem aprimorados. Esse processo resultou em uma sequência a ser implementada com potencial enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se o Ensino Investigativo à Argumentação no Ensino de Química.
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