Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química

Autores

Resumo

O presente artigo visa validar uma sequência didática que integra o Ensino por Investigação à Argumentação para ser futuramente implementada em cursos de Licenciatura em Química. Para atingir esse objetivo, convidamos três professoras licenciadas em Química com titulação de Doutorado em Educação ou Ensino de Química, e expertise em Ensino por Investigação e Argumentação. Essas professoras foram responsáveis por avaliar a sequência, usando o referencial adaptado de Guimarães e Giordan, em relação a sua: Estrutura e Organização; abordagem da Problematização; capacidade de promover a Argumentação; Conteúdos e Conceitos; Metodologia de Ensino e Avaliação; e viabilidade para o ensino remoto. A análise destacou aspectos positivos da sequência, bem como pontos a serem aprimorados. Esse processo resultou em uma sequência a ser implementada com potencial enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se o Ensino Investigativo à Argumentação no Ensino de Química.

Biografia do Autor

Helen Borges, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI. Seus temas de interesses são: ensino investigativo, argumentação e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química e professora colaboradora da Pós-Graduação Lato Senso Especialização - Educação e Interdisciplinaridade da UFRB e da Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é Dez, na modalidade a distância, também da UFRB. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora Adjunta da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Revista Debates em Ensino de Química, International Journal of Science and Mathematics Education, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI, da SBEnQ e ABRAPEC. Seus temas de interesse são: ensino investigativo, questões sociocientíficas, ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Breno de Matos de Jesus, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

É estudante de Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa P3QUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química e Ciências (UFRB/CFP). É Bolsista de Iniciação Científica do CNPq com o plano de trabalho: Identificação dos diálogos potencialmente argumentativos conduzidos por um(a) professor(a) de Química do Ensino Superior. Atuou como bolsista de Iniciação Científica pela FAPESB com o plano de trabalho: Elaboração de um instrumento para análise de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação; e do CNPq com o plano: Elaboração de uma Sequência de Ensino Investigativa que apoie a argumentação. E ainda, participou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID).

Cristiane Martins da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Química no campus Iturama, ministrando disciplinas na área de de Ensino de Química. Pesquisadora do grupo de pesquisa PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e do grupo REAGIR - Modelagem e Educação em Ciências. Se interessa pelos temas: natureza da Ciência, história da ciência, movimentos epistêmicos, práticas epistêmicas e formação de professores.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Borges, H., Martins, M., de Matos de Jesus, B., & Martins da Silva, C. (2023). Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química. Educação Química n unto e ista, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4415

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista