Validação de uma sequência que integra o ensino por investigação à argumentação para a licenciatura em química
Resumen
O presente artigo visa validar uma sequência didática que integra o Ensino por Investigação à Argumentação para ser futuramente implementada em cursos de Licenciatura em Química. Para atingir esse objetivo, convidamos três professoras licenciadas em Química com titulação de Doutorado em Educação ou Ensino de Química, e expertise em Ensino por Investigação e Argumentação. Essas professoras foram responsáveis por avaliar a sequência, usando o referencial adaptado de Guimarães e Giordan, em relação a sua: Estrutura e Organização; abordagem da Problematização; capacidade de promover a Argumentação; Conteúdos e Conceitos; Metodologia de Ensino e Avaliação; e viabilidade para o ensino remoto. A análise destacou aspectos positivos da sequência, bem como pontos a serem aprimorados. Esse processo resultou em uma sequência a ser implementada com potencial enriquecedor para o processo de ensino e aprendizagem, alinhando-se o Ensino Investigativo à Argumentação no Ensino de Química.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).