Caso simulado-CTS: Desafios da execução na formação inicial e possibilidades para o ensino de Química
Resumo
A presente pesquisa, inserida em uma disciplina na formação inicial de professores de Química de uma Instituição de Ensino Superior, objetiva investigar os desafios de uma atividade desenvolvida, bem como identificar as possibilidades dessa para o ensino de Química na Educação Básica. Tendo como lente a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), foi discutido, por meio do caso simulado, se a homeopatia é placebo ou remédio. A organização do caso foi feita em três etapas: construção, execução e avaliação. O corpus de análise foi construído por meio das respostas apresentadas no questionário na etapa de avaliação. A partir do dispositivo teórico e analítico, balizado pela Análise Discurso de Linha Francesa (AD), foi possível analisar o corpus. Entre os desafios, segundo os licenciandos, da construção/execução do caso simulado, destacam-se: lidar com informações incompletas; acesso a fontes duvidosas; defender o oposto ao que acredita e, por fim, dificuldade de reunir com sua equipe e com aquelas que possuem o mesmo posicionamento. Dentre as potencialidades para a Educação Básica, os discentes apontaram para o incentivo ao debate de um tema controverso. Para eles, por meio dessa “rivalidade saudável”, é possível construir um olhar “empático” e “sensível” para os diferentes pontos de vista, fomentando a formação de cidadão mais críticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).