Caso simulado-CTS: Desafios da execução na formação inicial e possibilidades para o ensino de Química

Autores/as

Resumen

A presente pesquisa, inserida em uma disciplina na formação inicial de professores de Química de uma Instituição de Ensino Superior, objetiva investigar os desafios de uma atividade desenvolvida, bem como identificar as possibilidades dessa para o ensino de Química na Educação Básica. Tendo como lente a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), foi discutido, por meio do caso simulado, se a homeopatia é placebo ou remédio. A organização do caso foi feita em três etapas: construção, execução e avaliação. O corpus de análise foi construído por meio das respostas apresentadas no questionário na etapa de avaliação. A partir do dispositivo teórico e analítico, balizado pela Análise Discurso de Linha Francesa (AD), foi possível analisar o corpus. Entre os desafios, segundo os licenciandos, da construção/execução do caso simulado, destacam-se: lidar com informações incompletas; acesso a fontes duvidosas; defender o oposto ao que acredita e, por fim, dificuldade de reunir com sua equipe e com aquelas que possuem o mesmo posicionamento. Dentre as potencialidades para a Educação Básica, os discentes apontaram para o incentivo ao debate de um tema controverso. Para eles, por meio dessa “rivalidade saudável”, é possível construir um olhar “empático” e “sensível” para os diferentes pontos de vista, fomentando a formação de cidadão mais críticos.

Biografía del autor/a

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João Del-Rei

Doutor e Mestre em Educação (UFJF). Licenciado em Química (UFJF). Professor adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ.

Bárbara Cristina Caldas de Ávila, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciada em Química (UFSJ). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da UFSJ. Professora da rede estadual de MG.

Guilherme Rubens Soares Boa Morte, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciado em Química (UFSJ). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ.

Rafaela Maia Maia Della Savia Freiras, Universidade Federal de São João del-Rei

Licenciada em Química pela UFSJ.

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

Alves Cabral, W., Caldas de Ávila, B. C., Soares Boa Morte, G. R., & Maia Della Savia Freiras, R. M. (2024). Caso simulado-CTS: Desafios da execução na formação inicial e possibilidades para o ensino de Química. Educação Química En Punto De Vista, 8, 30–43. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4530

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula