Sequência de estudo sobre solos: o ensino de Ciências/Química por meio de inovações didático-metodológicas
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma crítica uma atividade desenvolvida sobre a temática solos à luz da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências do 6º ano Ensino Fundamental, a fim de fortalecer o elo entre os sujeitos e, sobretudo, a maximização da Formação Inicial de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo exploratório e procedimento intervenção pedagógica, ocorreu via aplicação de Situação de Estudo sobre solos no Ensino de ciências/química com 32 alunos, através da prática docente de pibidianas em uma escola municipal de Canoas-RS. Os dados, constituídos pela observação interseccionada ao diário de bordo, foram analisados numa perspectiva interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que houve aprendizagem numa via de mão dupla, visto que alunos aprenderam em meio a colaboração e ao desenvolvimento autônomo de atividades experimentais, e as licenciandas desenvolveram aprendizagens da docência através da prática docente, construindo identidade profissional.
Palavras-chave: Solos; Pibid; Ciências; Química; Formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).