Sequência de estudo sobre solos: o ensino de Ciências/Química por meio de inovações didático-metodológicas

Autores/as

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma crítica uma atividade desenvolvida sobre a temática solos à luz da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências do 6º ano Ensino Fundamental, a fim de fortalecer o elo entre os sujeitos e, sobretudo, a maximização da Formação Inicial de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo exploratório e procedimento intervenção pedagógica, ocorreu via aplicação de Situação de Estudo sobre solos no Ensino de ciências/química com 32 alunos, através da prática docente de pibidianas em uma escola municipal de Canoas-RS. Os dados, constituídos pela observação interseccionada ao diário de bordo, foram analisados numa perspectiva interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que houve aprendizagem numa via de mão dupla, visto que alunos aprenderam em meio a colaboração e ao desenvolvimento autônomo de atividades experimentais, e as licenciandas desenvolveram aprendizagens da docência através da prática docente, construindo identidade profissional. 

Palavras-chave: Solos; Pibid; Ciências; Química; Formação docente.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Souza, C. A. S. de, Bedin, E., & Viviani , A. C. C. de O. (2024). Sequência de estudo sobre solos: o ensino de Ciências/Química por meio de inovações didático-metodológicas. Educação Química En Punto De Vista, 8, 44–60. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4644