Sequência de estudo sobre solos: o ensino de Ciências/Química por meio de inovações didático-metodológicas
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo analisar de forma crítica uma atividade desenvolvida sobre a temática solos à luz da qualificação dos processos de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências do 6º ano Ensino Fundamental, a fim de fortalecer o elo entre os sujeitos e, sobretudo, a maximização da Formação Inicial de professores. A pesquisa, de abordagem qualitativa, natureza básica, objetivo exploratório e procedimento intervenção pedagógica, ocorreu via aplicação de Situação de Estudo sobre solos no Ensino de ciências/química com 32 alunos, através da prática docente de pibidianas em uma escola municipal de Canoas-RS. Os dados, constituídos pela observação interseccionada ao diário de bordo, foram analisados numa perspectiva interpretativa-construtiva. Ao término, evidenciou-se que houve aprendizagem numa via de mão dupla, visto que alunos aprenderam em meio a colaboração e ao desenvolvimento autônomo de atividades experimentais, e as licenciandas desenvolveram aprendizagens da docência através da prática docente, construindo identidade profissional.
Palavras-chave: Solos; Pibid; Ciências; Química; Formação docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).