Canções e paródias em uma estratégia didática com base na Teoria dos Perfis Conceituais para a aprendizagem do conceito de calor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v9i10.5846

Resumo

A Teoria dos Perfis Conceituais estabelece que um indivíduo pode atribuir diferentes sentidos e significados a um único conceito, que são úteis em contextos específicos, caracterizando modos de pensar, estruturados em zonas a partir de compromissos epistemológicos, ontológicos e axiológicos. Para o conceito de calor, foram propostas cinco zonas, a saber: calor como sensação térmica, calor como movimento, calor como substância, calor como temperatura e calor como energia. Em sala de aula, muitas estratégias podem contribuir para a identificação da pluralidade de significados de um conceito em sala de aula, e neste artigo propomos o  uso de  canções e paródias, formas de livre expressão popular, nas quais podemos encontrar concepções informais e científicas sobre determinado conceito, como o calor. Nessa pesquisa, buscamos analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de calor nas letras de canções e paródias compostas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Para isso, elaboramos uma ação didática estruturada em cinco etapas, com a segunda e quarta etapas sendo centrais no recorte aqui apresentado. Os resultados apontam o potencial das canções e paródias na abordagem do perfil conceitual de calor em sala de aula, com grupo 1 fazendo emergir inicialmente três zonas do perfil conceitual e, após reformulação, contemplando todas as zonas, e o grupo 2 ampliando as duas zonas inicialmente consideradas para quatro, após a quarta etapa, o que nos permite inferir que a produção de canções e paródias se mostrou uma estratégias didática efetiva e interessante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Bruno Silva Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGECM/UFPE). Atualmente é Doutorando no programa de pós-graduação em Rede Nordeste de Ensino (RENOEN-UFRPE) e Bolsista CAPES.

João Roberto Ratis Tenório da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química e professor permanente do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFPE) e do Programa de Doutorado Acadêmico em Rede RENOEN - Rede Nordeste de Ensino. Licenciado em Química e Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Licenciado em Química pela UFPE (2005). Depois, pegou um "Barro/Macaxeira" para cursar o mestrado e o doutorado em Ensino das Ciências no PPGEC/UFRPE (2009 e 2016, respectivamente). Em 2010 foi morar em Serra Talhada, para ser professor da licenciatura em Química, na UAST/UFRPE. Depois de passar quase quatro anos na terra de Lampião, atualmente é professor no Departamento de Química da UFRPE, vinculado a área de Ensino de Química. Ainda, é professor permanente no PPGEC (UFRPE) e no PPGECM (UFPE) e editor da REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. 

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Santos, I. B. S., Tenório da Silva, J. R. R., & Simões Neto, J. E. (2025). Canções e paródias em uma estratégia didática com base na Teoria dos Perfis Conceituais para a aprendizagem do conceito de calor. Educação Química En Punto De Vista, 9(10), 322–339. https://doi.org/10.30705/eqpv.v9i10.5846