Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de acidez-basicidade

Autores

  • Elisangela Antonieta de Oliveira CEEBJA – Centro de Educação Estadual Básica para Jovens e Adultos prof. Manoel R. da Silva, Maringá (PR), Brasil
  • Marcelo Maia Cirino Universidade Estadual de Londrina/UEL Departamento de Química http://orcid.org/0000-0002-5377-382X

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.887

Resumo

Este trabalho é parte integrante de um projeto mais amplo, desenvolvido no âmbito do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná) e nossa proposta didática envolveu a participação de 17 alunos do coletivo do CEEBJA de Maringá (PR), com discussões e reflexões sobre os significados de alguns conceitos químicos, tais como pH, acidez e basicidade. No decorrer do trabalho utilizamos vários recursos didáticos, como a problematização em classe, leituras e discussão de textos, trabalhos em grupo, etc., mas o foco principal da pesquisa foi descrever a utilização e a avaliação de dois “Objetos de Aprendizagem” como ferramentas didáticas para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos citados. Os resultados preliminares apontam para uma melhora significativa na apropriação do conhecimento científico e na elaboração de significados pelos estudantes.

Biografia do Autor

Marcelo Maia Cirino, Universidade Estadual de Londrina/UEL Departamento de Química

Doutorado em Educação para a Ciência (conceito CAPES 6,0) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2012)
Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina , Brasil

Referências

AFFONSO, D. M. Uso de um Objeto de Aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a Teoria sócio-construtivista de Vigotsky. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, 2008.

AUSUBEL, D. P. et al. Psicologia Educacional. Rio Janeiro: Ed. Interamericana Ltda.,

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003;

CASSEL, D.; CORRÊA, J. O Uso das TIC na Educação de Jovens e Adultos, Relatório (Graduação em Pedagogia) - UNIFRA/ Santa Maria (RS), 2012.

CIRINO, M. M.; de SOUZA, A. R. Objetos de Aprendizagem como ferramentas socioculturais para o ensino de Química. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, 2012.

FOGAÇA, J. R. Acidez do solo. Disponível em:

http://www.mundoeducacao.com/quimica/indicadores-acido-base-naturais.htm

Acesso em 12 mar. 2016

LABVIRT, Laboratório Virtual, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), disponível em: http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?time=21:52:41&lom=10840

Acesso em 20 mai. 2016.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua aplicação em sala de aula. Brasília: Ed. UnB, 2006.

NASCIMENTO, A. C. A. Objetos de aprendizagem: A distância entre a promessa e a

Realidade. In: Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, p.135-145, 2007.

NUNES, W. V.; TRINDADE, A. P. S. Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Relatórios de Práticas Pedagógicas. Cadernos da FaEL, UNIG/Nova Iguaçu (RJ), vol. 02, n. 05, 2009.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos no Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.

PHET INTERACTIVE SIMULATIONS: pH SCALE. Phet Colorado, 2010. Disponível em:

http://phet.colorado.edu/en/simulation/ph-scale Acesso em 30 jan. 2016.

RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo: Makron Books, vol. 02, 1994.

SÁ, L. V.; ALMEIDA, J. V.; EICHLER, M. L. Classificação de objetos de aprendizagem: uma análise de repositórios brasileiros. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.

SILVA, F. M.; FURTADO, W. W. Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de ciência do 9° ano: tópicos de astronomia. Aprendizagem Significativa em Revista, vol. 02, n. 01, p. 01-20, 2012.

SILVA, R. M. G. Contextualizando Aprendizagens em Química na Formação Escolar.

Química Nova na Escola, São Paulo, n.18, p. 26-30, 2003.

STADLER, Z. A Química de todo dia. In: Livro Didático Público, Secretaria de

Estado da Educação, SEED-PR, p. 40-55, 2006.

TAROUCO, L. M. R; DUTRA, R. Padrões e interoperabilidade. In: Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED p. 81-92, 2007.

ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A Química no Ensino Fundamental de Ciências.

Química Nova na Escola, São Paulo, n. 02, p. 15-18, 1995.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. 2001.

Disponível em: http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acesso em 20 mar. 2016

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Cirino, M. M. (2017). Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de acidez-basicidade. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.887

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula