Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de acidez-basicidade

Autores

  • Elisangela Antonieta de Oliveira CEEBJA – Centro de Educação Estadual Básica para Jovens e Adultos prof. Manoel R. da Silva, Maringá (PR), Brasil
  • Marcelo Maia Cirino Universidade Estadual de Londrina/UEL Departamento de Química http://orcid.org/0000-0002-5377-382X

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.887

Resumo

Este trabalho é parte integrante de um projeto mais amplo, desenvolvido no âmbito do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná) e nossa proposta didática envolveu a participação de 17 alunos do coletivo do CEEBJA de Maringá (PR), com discussões e reflexões sobre os significados de alguns conceitos químicos, tais como pH, acidez e basicidade. No decorrer do trabalho utilizamos vários recursos didáticos, como a problematização em classe, leituras e discussão de textos, trabalhos em grupo, etc., mas o foco principal da pesquisa foi descrever a utilização e a avaliação de dois “Objetos de Aprendizagem” como ferramentas didáticas para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos citados. Os resultados preliminares apontam para uma melhora significativa na apropriação do conhecimento científico e na elaboração de significados pelos estudantes.

Biografia do Autor

Marcelo Maia Cirino, Universidade Estadual de Londrina/UEL Departamento de Química

Doutorado em Educação para a Ciência (conceito CAPES 6,0) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2012)
Professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina , Brasil

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Publicado

30.09.2017

Como Citar

Oliveira, E. A. de, & Cirino, M. M. (2017). Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de acidez-basicidade. Educação Química En Punto De Vista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.887

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula