Objetos de Aprendizagem como recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de acidez-basicidade
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.887Abstract
Este trabalho é parte integrante de um projeto mais amplo, desenvolvido no âmbito do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná) e nossa proposta didática envolveu a participação de 17 alunos do coletivo do CEEBJA de Maringá (PR), com discussões e reflexões sobre os significados de alguns conceitos químicos, tais como pH, acidez e basicidade. No decorrer do trabalho utilizamos vários recursos didáticos, como a problematização em classe, leituras e discussão de textos, trabalhos em grupo, etc., mas o foco principal da pesquisa foi descrever a utilização e a avaliação de dois “Objetos de Aprendizagem” como ferramentas didáticas para facilitar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos citados. Os resultados preliminares apontam para uma melhora significativa na apropriação do conhecimento científico e na elaboração de significados pelos estudantes.References
AFFONSO, D. M. Uso de um Objeto de Aprendizagem no ensino de Ciências tomando-se como referência a Teoria sócio-construtivista de Vigotsky. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, 2008.
AUSUBEL, D. P. et al. Psicologia Educacional. Rio Janeiro: Ed. Interamericana Ltda.,
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003;
CASSEL, D.; CORRÊA, J. O Uso das TIC na Educação de Jovens e Adultos, Relatório (Graduação em Pedagogia) - UNIFRA/ Santa Maria (RS), 2012.
CIRINO, M. M.; de SOUZA, A. R. Objetos de Aprendizagem como ferramentas socioculturais para o ensino de Química. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência), Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru, 2012.
FOGAÇA, J. R. Acidez do solo. Disponível em:
http://www.mundoeducacao.com/quimica/indicadores-acido-base-naturais.htm
Acesso em 12 mar. 2016
LABVIRT, Laboratório Virtual, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), disponível em: http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?time=21:52:41&lom=10840
Acesso em 20 mai. 2016.
MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua aplicação em sala de aula. Brasília: Ed. UnB, 2006.
NASCIMENTO, A. C. A. Objetos de aprendizagem: A distância entre a promessa e a
Realidade. In: Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, p.135-145, 2007.
NUNES, W. V.; TRINDADE, A. P. S. Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos: Relatórios de Práticas Pedagógicas. Cadernos da FaEL, UNIG/Nova Iguaçu (RJ), vol. 02, n. 05, 2009.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos no Estado do Paraná. Curitiba: SEED, 2006.
PHET INTERACTIVE SIMULATIONS: pH SCALE. Phet Colorado, 2010. Disponível em:
http://phet.colorado.edu/en/simulation/ph-scale Acesso em 30 jan. 2016.
RUSSEL, J. B. Química Geral. São Paulo: Makron Books, vol. 02, 1994.
SÁ, L. V.; ALMEIDA, J. V.; EICHLER, M. L. Classificação de objetos de aprendizagem: uma análise de repositórios brasileiros. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, Brasília, 2010.
SILVA, F. M.; FURTADO, W. W. Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de ciência do 9° ano: tópicos de astronomia. Aprendizagem Significativa em Revista, vol. 02, n. 01, p. 01-20, 2012.
SILVA, R. M. G. Contextualizando Aprendizagens em Química na Formação Escolar.
Química Nova na Escola, São Paulo, n.18, p. 26-30, 2003.
STADLER, Z. A Química de todo dia. In: Livro Didático Público, Secretaria de
Estado da Educação, SEED-PR, p. 40-55, 2006.
TAROUCO, L. M. R; DUTRA, R. Padrões e interoperabilidade. In: Objetos de Aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED p. 81-92, 2007.
ZANON, L. B.; PALHARINI, E. M. A Química no Ensino Fundamental de Ciências.
Química Nova na Escola, São Paulo, n. 02, p. 15-18, 1995.
WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. 2001.
Disponível em: http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acesso em 20 mar. 2016
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).