O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química

Autores

  • Ademir Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0002-3635-7349
  • Jaqueline Pereira Viturino Secretaria Estadual de Educação do estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS) Escola Estadual Vespasiano Martins, Sidrolândia/MS.
  • Alice Assis 3Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá/SP.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.891

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção realizada em uma escola da cidade de Dourados/MS, com alunos do primeiro ano do ensino médio, a partir do conteúdo de funções inorgânicas, especificamente a utilização de indicadores naturais de pH.  A atividade teve o caráter qualitativo e foi desenvolvida em uma sequência de etapas mediada pela proposta problematizadora freireana, na qual o professor sustenta o dialogo durante a atividade. Os alunos realizaram inicialmente um experimento motivador e em seguida propuseram a investigação de plantas que poderiam possuir o caráter de um indicador universal. Como resultado, os estudantes demonstraram autonomia em todas as etapas propostas e identificaram possíveis indicadores naturais de pH.

Biografia do Autor

Ademir Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Jaqueline Pereira Viturino, Secretaria Estadual de Educação do estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS) Escola Estadual Vespasiano Martins, Sidrolândia/MS.

Licenciada e Bacharel em Química.

Alice Assis, 3Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá/SP.

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Campus de Bauru/SP.

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Pereira, A. S., Viturino, J. P., & Assis, A. (2017). O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.891

Edição

Seção

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula