O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química

Authors

  • Ademir Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) http://orcid.org/0000-0002-3635-7349
  • Jaqueline Pereira Viturino Secretaria Estadual de Educação do estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS) Escola Estadual Vespasiano Martins, Sidrolândia/MS.
  • Alice Assis 3Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá/SP.

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.891

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados de uma intervenção realizada em uma escola da cidade de Dourados/MS, com alunos do primeiro ano do ensino médio, a partir do conteúdo de funções inorgânicas, especificamente a utilização de indicadores naturais de pH.  A atividade teve o caráter qualitativo e foi desenvolvida em uma sequência de etapas mediada pela proposta problematizadora freireana, na qual o professor sustenta o dialogo durante a atividade. Os alunos realizaram inicialmente um experimento motivador e em seguida propuseram a investigação de plantas que poderiam possuir o caráter de um indicador universal. Como resultado, os estudantes demonstraram autonomia em todas as etapas propostas e identificaram possíveis indicadores naturais de pH.

Author Biographies

Ademir Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Docente do curso de Química da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal da Grande Dourados.

Jaqueline Pereira Viturino, Secretaria Estadual de Educação do estado de Mato Grosso do Sul (SED/MS) Escola Estadual Vespasiano Martins, Sidrolândia/MS.

Licenciada e Bacharel em Química.

Alice Assis, 3Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus Guaratinguetá/SP.

Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Campus de Bauru/SP.

References

BUENO, R. S. M; KOVALICZN, R. A. O ensino de ciências e as dificuldades das atividades experimentais. Castro, PR, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/23-4.pdf, acesso em 12 de Jun. 2016.

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3, 2002.

DELIZOICOV, D. Problemas e problematiza¬ções. In: Pietrocola, M. (Org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e episte¬mologia em uma concepção integradora. Florianópolis: UFSC, p. 125-150, 2005.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: Uma Abordagem Investigativa Contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, 2009.

FRANCISCO JR., W. E.; FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R. Experimentação problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências. Química Nova na Escola, n. 30, 2008.

FREIRE P. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educati¬va. 33ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009.

HODSON, D. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Educational Philosophy and Theory, 20, 53 - 66, 1988.

OLIVEIRA, N. Atividades de experimentação investigativas lúdicas no ensino de química: um estudo de caso. 2009. 147f. Tese (Doutorado em Química), Goiânia, 2009.

SÁ, E. F; FIGUEIREDO PAULA, H; LIMA, M. E. C. C; AGUIAR, O. G. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso especialização em ensino de ciências. Universidade Federal de Minas Gerais, MG, 2007.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de Temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, vol.1, número especial, 2007.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

TAMIR. P. The role of the laboratory in science teaching (Tech. Rep. No. 10.). Iowa City, Iowa: The University of Iowa, Science Education Center, 1976.

Published

2017-12-30

How to Cite

Pereira, A. S., Viturino, J. P., & Assis, A. (2017). O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.891

Issue

Section

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula