Educação química e características de ensino investigativo em escolas públicas da região norte do Brasil

Autores

  • Carlos José Trindade da Rocha Professor - Secretaria do Estado de Educação do Pará
  • João Manoel da Silva Malheiro Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maisa Helena Altarugio

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.899

Resumo

Este artigo objetiva analisar a formação de professores, no que se refere às abordagens investigativas em aulas de química de escolas de um município do Estado do Pará.  A metodologia utilizada é qualitativa do tipo análise do conteúdo. Os dados foram recolhidos através de questionário com perguntas aplicadas a 18 professores que exercem a docência em química em escolas públicas. Os resultados caracterizam um corpo docente jovem para a educação e ensino, com formação inicial específicas e deoutras áreas, com concepções de ciência e ensino de química que permitem melhorar suas competências e habilidades para potencializarem o ensino investigativo na atuação profissional docente.

Biografia do Autor

Maisa Helena Altarugio

Possui graduação em Química (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1989), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (2007), também pela Universidade de São Paulo. Tem formação em Psicodrama Socioeducacional. Fez estágio pós-doutoral na Université de Montreal (Canadá). É aluna de Pós-Doutorado na UNESP - Rio Claro. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do ABC no curso de Licenciatura em Química. É docente do curso de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. Coordena o subprojeto de Química no PIBID desde 2010. Atualmente as pesquisas estão voltadas para o ensino de Ciências e para a formação de professores, campos onde articula a Educação, a Psicanálise e o Psicodrama.

Downloads

Publicado

30.09.2017

Como Citar

Rocha, C. J. T. da, Malheiro, J. M. da S., & Altarugio, M. H. (2017). Educação química e características de ensino investigativo em escolas públicas da região norte do Brasil. Educação Química n unto e ista, 1(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.899

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista