Propostas de formação de professores de Química em trabalhos apresentados em edições do ENEQ

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.903

Resumo

Este artigo relata investigação realizada por meio da leitura de trabalhos que integram os anais dos XV e XVI Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) sobre formação de professores de Química. O objetivo foi identificar e compreender as tendências das propostas e práticas de formação docente inicial e continuada presentes nesses trabalhos. Foram selecionados 73 trabalhos, os quais foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD. Da análise, emergiram duas categorias principais. Os resultados mostram que maior parte dos trabalhos refere-se a pesquisas realizadas sobre/com licenciandos, identificadas como formação inicial. Também conclui-se que mais da metade das propostas de formação apresentam análises de situações ocorridas com licenciandos e/ou professores, enquanto que cerca de uma quarta parte apresentam propostas de intervenção sobre a prática dos professores numa perspectiva interacionista. Raras são as propostas na linha da formação em Comunidades de Prática.

Biografia do Autor

Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Possui graduação em QUÍMICA - BACHARELADO (1991), graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS (1986) e graduação em QUÍMICA - LICENCIATURA (1990) e Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, todas pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul, câmpus Venâncio Aires. Coordenou o 35º EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Tem experiência na área de ENSINO de Química desde 1987, no Ensino Médio. Pesquisa nas linhas do Ensino pela Pesquisa, PIBID e Formação de Professores por meio de Comunidades de Prática.

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Ribeiro, M. E. M., & Ramos, M. G. (2017). Propostas de formação de professores de Química em trabalhos apresentados em edições do ENEQ. Educação Química n unto e ista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.903

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista