Propostas de formação de professores de Química em trabalhos apresentados em edições do ENEQ
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.903Resumen
Este artigo relata investigação realizada por meio da leitura de trabalhos que integram os anais dos XV e XVI Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQ) sobre formação de professores de Química. O objetivo foi identificar e compreender as tendências das propostas e práticas de formação docente inicial e continuada presentes nesses trabalhos. Foram selecionados 73 trabalhos, os quais foram tratados por meio da Análise Textual Discursiva - ATD. Da análise, emergiram duas categorias principais. Os resultados mostram que maior parte dos trabalhos refere-se a pesquisas realizadas sobre/com licenciandos, identificadas como formação inicial. Também conclui-se que mais da metade das propostas de formação apresentam análises de situações ocorridas com licenciandos e/ou professores, enquanto que cerca de uma quarta parte apresentam propostas de intervenção sobre a prática dos professores numa perspectiva interacionista. Raras são as propostas na linha da formação em Comunidades de Prática.Citas
BRITO, Lya C.C. et al. Elaboração, aplicação e avaliação de um minicurso sobre o uso de jogos no ensino de Química na UFG/CAC. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Brasília, 2010.
COLL, César. Os conteúdos na educação escolar. In: COLL, César, POZO, Juan I., SARABIA, Bernabé, VALLS, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 14, 2010, Brasília. Anais do .... Brasília: UnB, 2010. Disponível em: http://www.xveneq2010.unb.br/xveneq.htm. Acesso em: 10, abr. 2014.
ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 15, 2012, Salvador. Anais do .... Salvador, BA: UFBA, 2012. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/index. Acesso em: 20, abr. 2014.
ESCREMIM, João V., REIS, Márcio J., CALEFI, Paulo S. Aplicação de jogos como uma possível ferramenta para a formação do professor reflexivo Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
GARCEZ, Edna S.C. et al. O estágio supervisionado como espaço de inserção dos futuros docentes no processo de reflexão sobre a ação. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
GIROTTO JR, Gildo, FERNANDEZ, Carmen. Investigando o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: da formação inicial a atuação profissional. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
GONÇALVES, Flávia C. et al. Discussão Conceitual e Grupos de Estudo na Formação de Professores: a ação do PIBID no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Goiás. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
KATO, Cláudia M. et al. Experiências de professores de química vivenciadas no contexto de um grupo de estudos. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
MALDANER, Otavio A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
MORAES, R., GALIAZZI, Maria do C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
PASSOS, Camila G., SANTOS, Flávia M.T. A resolução de problemas na formação de professores de química brasileiros: análise da produção. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Brasília, 2010.
PEREIRA, Lidiane L. S., BENITE, Anna M. C. Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva: Formando Professores de Ciências/Química. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Brasília, 2010.
RIBEIRO, Marcus E.M. O papel de uma comunidade de prática de professores na promoção do interesse dos alunos em aulas de Química. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOUZA, Tiago T.L., SILVA, Camila S., BARROZO, Sidineia. Análise da formação específica e pedagógica de um curso de Licenciatura em Química, após reestruturação curricular, na perspectiva dos formandos, Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
TEIXEIRA, Genisson et al. Estudo de caso sobre Transposição Didática de projetos ensino de Química da UFS. Anais: XV Encontro Nacional de ensino de Química. Salvador, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).