Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química

Autores

  • Robson Macedo Novais Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.915

Resumo

A sala de aula é um espaço marcado por afetos, sentimentos e emoções, o que confere à docência uma dimensão afetiva. Neste trabalho, realizamos um ensaio acadêmico com o objetivo de discutir alguns aspectos da dimensão afetiva da docência, com foco na influência das emoções na formação e na prática de professores de Química. Para isso, evocamos algumas contribuições das áreas da Educação, da Psicologia Educacional e do Ensino de Ciências para evidenciar a influência das emoções na prática educativa. Por fim, advogamos pela realização de investigações e reflexões sobre essa temática no campo educativo, a fim de produzir novos conhecimentos e estratégias sobre a autorregulação emocional, que possam ser incorporados nos cursos de formação de professores, bem como nas aulas de Química.

Biografia do Autor

Robson Macedo Novais, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em ensino de Ciências, na modalidade ensino de Química, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto I, Departamento de Ciências Naturais (DCNat), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João del Rei, Minas Gerais, Brasil.

Carmen Fernandez, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada, Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Novais, R. M., & Fernandez, C. (2017). Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.915

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista