Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química

Autores

  • Robson Macedo Novais Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.915

Resumo

A sala de aula é um espaço marcado por afetos, sentimentos e emoções, o que confere à docência uma dimensão afetiva. Neste trabalho, realizamos um ensaio acadêmico com o objetivo de discutir alguns aspectos da dimensão afetiva da docência, com foco na influência das emoções na formação e na prática de professores de Química. Para isso, evocamos algumas contribuições das áreas da Educação, da Psicologia Educacional e do Ensino de Ciências para evidenciar a influência das emoções na prática educativa. Por fim, advogamos pela realização de investigações e reflexões sobre essa temática no campo educativo, a fim de produzir novos conhecimentos e estratégias sobre a autorregulação emocional, que possam ser incorporados nos cursos de formação de professores, bem como nas aulas de Química.

Biografia do Autor

Robson Macedo Novais, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em ensino de Ciências, na modalidade ensino de Química, pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto I, Departamento de Ciências Naturais (DCNat), Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), São João del Rei, Minas Gerais, Brasil.

Carmen Fernandez, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Química pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada, Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

BARTOLOMEIS, F. La actividad educativa: organización instrumentos y métodos. Barcelona: Cuadernos de Pedagogia do Editorial Laia. 1986. 290p.

BORRACHERO, A. B. et al. Las emociones del futuro profesorado de secundaria de ciencias y matemáticas, tras un programa de intervención. Ápice: Revista de Educación Científica. v. 1, n. 1, 2017.

BRÍGIDO, M. et al. The Emotions about Teaching and Learning Science: A Study of Prospective Primary Teachers in Three Spanish Universities. Journal of Baltic Science Education, v. 12, n. 3, p. 299-311, 2013.

CUSTÓDIO, J. F.; PIETROCOLA, M.; CRUZ, F. F. S. Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 25-57, 2013.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e da emoção ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2 ed., 2015.

DÁVILA-ACEDO, M. A. et al. Las emociones en el aprendizaje de física y química en educación secundaria. Causas relacionadas con el estudiante. Educación Química, v. 27, p. 217-225, 2016.

FERNÁNDEZ-ABASCAL, E. G; SÁNCHEZ, F. M. La dimensión cognitiva de la emoción. Madrid: Editorial UNED, 2005.

GARCÍA-ÁLVAREZ et al. Influencia de las competencias emocionales de docentes de Ciencias Naturales en la adquisición de las habilidades emocionales de los estudiante. El caso de un colegio secundario en Costa Rica. Uaricha. v. 29, n. 12, p. 67-96, 2015.

GARRITZ, A., MELLADO, V. El Conocimiento Didáctico del Contenido y la afectividad. In: GARRITZ, A. ROSALES, F. S. D. E LORENZO, M. G. (Eds) Conocimiento Didáctico del Contenido: una perspectiva Iberoamericana. Editorial Académica Española, p. 224-258, 2014.

GARRITZ, A. R.; ORTEGA-VILAR, N. A. El aspecto afectivo en la enseñaza universitaria. Cómo cinco profesores enseñan el enlace químico en la materia condensada. In: MELLADO, V. J. et al. Las emociones en la Enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas. Extremadura: DEPROF, v.2, 2013, p. 279-306.

IBARROLA, B. Aprendizaje Emocionante: neurociencia para el aula. Madrid: Editora SM, 2013. 312p.

IZQUIERDO, M. I. La Química emociona? In: MELLADO, V. J. et al. Las emociones en la Enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas. Extremadura: DEPROF, v.2, 2013, p. 307-327.

LEITE, S. A. S. (Org.). Afetividade e práticas pedagógicas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

LEITE, S. A. S.; KAGER, S. Efeitos aversivos das práticas de avaliação da aprendizagem escolar. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 17, n. 62, p. 109-134, 2009.

LEITE, S. A. S.; TASSONI, E. C. M. A afetividade em sala de aula: as condições de ensino e a mediação do professor. In: AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. A. (Eds.) Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 93-115, 2002.

MANASSERO, M. M. A. Emociones: del olvido a la centralidad en la explicación del comportamiento. In: MELLADO, V. J. et al. Las emociones en la Enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas. Extremadura: DEPROF, v.1, p. 03-18, 2013.

MELLADO, V. J. et al. Las emociones en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias. v. 32.3, n. 1, p. 263-288, 2014.

NOVAIS, R. M.; FERNANDEZ, C. A gestão da sala de aula de um professor do Ensino Superior. Revista Campo Abierto, v. 33, n. 2, p. 141-165, 2014.

NOVOA, A. Os professores e o novo espaço público da educação. In: TARDIF, M, LESSARD, C. (Org.). Oficio de professor: História, perspectiva e desafios internacionais. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 217-233.

ORTS, J. V. El profesor emocionalmente competente: un puente sobre “aulas” turbulentas. Barcelona: Graó, 2009.

SANTOS, A. O. et al. A afetividade no processo de ensino e aprendizagem: diálogos em Wallon e Vygotsky. Perspectivas em Psicologia. v. 20, n.1, p. 86-101, 2016.

TASSONI, E. C. M.; LEITE, S. A. S. Afetividade no processo de ensino-aprendizagem: as contribuições da teoria walloniana. Educação (PUCRS. Impresso), v. 36, n.1, p. 262-271, 2013.

TASSONI, E. C. M.; SANTOS, A. N. M. Afetividade, ensino e aprendizagem: um estudo no GT20 da ANPEd. Psicologia, Escola e Educação, v.17, n.1

Downloads

Publicado

30.12.2017

Como Citar

Novais, R. M., & Fernandez, C. (2017). Dimensão afetiva da docência: a influência das emoções na prática e na formação de professores de Química. Educação Química n unto e ista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.915

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista