A necessária superação das pedagogias do “aprender a aprender”: em foco o construtivismo no ensino de ciências

Autores

  • Rafael Cava Mori Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.924

Resumo

Este ensaio esboça uma crítica às chamadas pedagogias do “aprender a aprender”, especificamente, o construtivismo, entendido como corrente hegemônica no ideário pedagógico contemporâneo. Muitos educadores tendem a considerar as ideias construtivistas como uma apologia à liberdade, à autonomia e à democratização da sociedade e do espaço escolar. A atribuição de um caráter progressista a essa pedagogia, no entanto, não resistirá ao desmascaramento de sua visão espontaneísta sobre o desenvolvimento humano (que remete a uma desvalorização da instituição escolar e da transmissão do saber elaborado, questão-chave para o ensino de ciências) e de suas bases filosóficas e a-históricas, muito convenientes à filosofia neoliberal e ao pós-modernismo, ambos legitimadores da perspectiva liberalizante que sustenta o sistema capitalista.

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Publicado

30.12.2017

Como Citar

Mori, R. C. (2017). A necessária superação das pedagogias do “aprender a aprender”: em foco o construtivismo no ensino de ciências. Educação Química n unto e ista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.924

Edição

Seção

Puntos de Vista