A necessária superação das pedagogias do “aprender a aprender”: em foco o construtivismo no ensino de ciências

Authors

  • Rafael Cava Mori Centro de Ciências Naturais e Humanas, Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.924

Abstract

Este ensaio esboça uma crítica às chamadas pedagogias do “aprender a aprender”, especificamente, o construtivismo, entendido como corrente hegemônica no ideário pedagógico contemporâneo. Muitos educadores tendem a considerar as ideias construtivistas como uma apologia à liberdade, à autonomia e à democratização da sociedade e do espaço escolar. A atribuição de um caráter progressista a essa pedagogia, no entanto, não resistirá ao desmascaramento de sua visão espontaneísta sobre o desenvolvimento humano (que remete a uma desvalorização da instituição escolar e da transmissão do saber elaborado, questão-chave para o ensino de ciências) e de suas bases filosóficas e a-históricas, muito convenientes à filosofia neoliberal e ao pós-modernismo, ambos legitimadores da perspectiva liberalizante que sustenta o sistema capitalista.

References

CARVALHO, J. S. F. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. 297 p.

______. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2007. 115 p. (Polêmicas do nosso tempo, 55).

______. Por que é necessário uma análise crítica marxista do construtivismo? In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. 2. ed. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 2008. p. 203-221.

EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. M. V. Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2002.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004. 293 p. (Coleção formação de professores).

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Unesp, 2001.

GEELAN, D. R. Epistemological anarchy and the many forms of constructivism. Science & Education, Dordrecht, v. 6, n. 1-2, p. 15-28, 1997.

LABURÚ, C. E.; SILVA, M. R. Do relativismo no ensino de física ao objetivismo na física. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 121-154, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 28. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. Tradução de Gaetano Lo Monaco. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

______. Construtivismo e o ensino de ciências: uma avaliação. Tradução de Claudia Mesquita e Roberto Nardi. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 17, n. 3, p. 270-294, 2000.

PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Tradução de Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1972.

______. A epistemologia genética: Sabedoria e ilusões da filosofia; Problemas de psicologia genética. Tradução de Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir e Celia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1978. 296 p. (Os pensadores, v. 51).

POSNER, G. J.; STRIKE, K. A.; HEWSON, P. W.; GERTOZG, W. A. Accommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, New York, v. 66, n. 2, p. 211-217, 1982.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. 160 p. (Coleção educação contemporânea).

______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2009. 293 p. (Coleção educação contemporânea).

Published

2017-12-30

How to Cite

Mori, R. C. (2017). A necessária superação das pedagogias do “aprender a aprender”: em foco o construtivismo no ensino de ciências. Educação Química En Punto De Vista, 1(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.924

Issue

Section

Puntos de Vista