"E esse lixo aí, é seu?”: uma oficina temática para o ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1404Abstract
A Alfabetização Científica torna-se cada vez mais necessária para a formação dos cidadãos e essa ideia é defendida por pesquisadores do Ensino de Ciências em diferentes países. Nesse trabalho, planejamos e aplicamos a oficina temática “E esse lixo aí, é seu?” em uma turma da quinta série do Ensino Fundamental de uma escola pública de Juiz de Fora/MG. Apresentamos situações limite para os estudantes se posicionarem sobre tema lixo, oportunizando a construção de conhecimentos e argumentos para que possam utilizá-los em suas vidas, capacitando-os para a tomada de decisões autônomas. As atividades foram organizadas segundo os Três Momentos Pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Foram abordadas relações éticas, sociais e ambientais relacionadas ao lixo, bem como os diferentes materiais descartados no lixo. Considera-se que a alfabetização científica é primordial nesse processo e contribuirá para um futuro digno, liberto de exclusões, preconceitos, medos e incertezas.References
BRASIL, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais (1a a 4 a série). Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08/ Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2015.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2014.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A. Educación Ciudadana y Alfabetización Científica: Mitos y Realidades. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42, p.31-53, 2006.
HALMENSCHLAGER, Karine R. Abordagem temática no ensino de ciências: algumas possibilidades. Vivências, v.7, n.13, p.10-21, out. 2011.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, jun. 2001.
MARCO, B. La alfabetización científica. In: PERALES, F.; CANAL, P. Didáctica de las Ciências Experimentales. Alcoy: Marfil, 2000, p.141-164.
ROMANATTO, M. C.; VIVEIRO, A. A. Alfabetização Científica: um direito de aprendizagem. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de apoio à gestão educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Ciências da Natureza no ciclo de alfabetização. Caderno 08, p. 9-18. Brasília: MEC, SEB, 2015.
SASSERON, Lúcia H.; CARVALHO Anna M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v.16, n.1, p. 59-77, 2011.
SELBACH, Simone. Ciências e Didática. Coleção Como Bem Ensinar. Petrópolis: Vozes, 2010.
VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de ciências. Educação e pesquisa - São Paulo, v. 36, n. 3, p.705-718, set/dez.2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).