Estudo semiótico de imagens sobre Ligações Químicas em livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1621Resumen
A Química está diretamente inserida em nossas vidas, sendo primordial para entendermos o mundo, por estudar a matéria, sua composição e propriedades. Pela exigência de abstração e utilização de modelos, “ligações químicas” são um dos conteúdos que os alunos mais apresentam dificuldades. Portanto, investigamos como se configuram as imagens sobre este tema em dois livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018). Buscando contemplar o objetivo proposto, respaldamo-nos na teoria semiótica de Charles Peirce. Todas as ilustrações sobre ligações químicas foram analisadas à luz desta teoria, utilizando duas categorias: signo por si mesmo e por seu interpretante, relacionando-as nos três níveis. Os resultados refletiram uma tendência dos autores elegerem figuras e fotografias como meio de representação principal, já que a maioria das representações podem ser classificadas como legissignos simbólicos e qualissignos icônicos, por tratar-se de um conteúdo altamente abstrato, exigindo do estudante certo domínio da simbologia química.
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