Estudo semiótico de imagens sobre Ligações Químicas em livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio

Autores/as

  • Camila de Cássia Badini Cancian Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP.
  • Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP).

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1621

Resumen

A Química está diretamente inserida em nossas vidas, sendo primordial para entendermos o mundo, por estudar a matéria, sua composição e propriedades. Pela exigência de abstração e utilização de modelos, “ligações químicas” são um dos conteúdos que os alunos mais apresentam dificuldades. Portanto, investigamos como se configuram as imagens sobre este tema em dois livros didáticos de Química do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018). Buscando contemplar o objetivo proposto, respaldamo-nos na teoria semiótica de Charles Peirce. Todas as ilustrações sobre ligações químicas foram analisadas à luz desta teoria, utilizando duas categorias: signo por si mesmo e por seu interpretante, relacionando-as nos três níveis. Os resultados refletiram uma tendência dos autores elegerem figuras e fotografias como meio de representação principal, já que a maioria das representações podem ser classificadas como legissignos simbólicos e qualissignos icônicos, por tratar-se de um conteúdo altamente abstrato, exigindo do estudante certo domínio da simbologia química.

Biografía del autor/a

Camila de Cássia Badini Cancian, Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP.

Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP/Brasil.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017.

CARNEIRO, M. H. S. As imagens no livro didático. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1., 1996, Atas, Águas de Lindóia, ABRAPEC, 1997. v. 1. p. 366-376.

COSTA, C. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Cortez, 2005.

FERNANDES, J. D. C. Introdução à Semiótica, 2012. Disponível em: , Acesso em: 20/11/2017.

GOIS, J; GIORDAN, M. Semiótica na Química: a teoria dos signos de Peirce para

compreender a representação. Química Nova na Escola, n. 7, 2007.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2010.

ROZENTALSKI E. F.; PORTO, P. A. Imagens de orbitais em livros didáticos de química geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências – V20(1), pp. 181-207, 2015.

SANTAELLA, L. A Teoria Geral dos Signos: Como as linguagens significam as coisas. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SHAPIRO, B. Reading the furniture: The semiotic interpretation of science learning environments, en Fraser, B.J. y Tobin, K.G. (eds.). International Handbook of Science Education, pp. 609-622. Holanda: Kluwer Acad. Publ, 1998.

SILVA, R. Uma percepção do olhar: os três paradigmas da imagem à luz da semiótica peirceana. Comunicação & Educação. Ano XIII, n. 3. Set/dez 2008.

SOUZA, K. A. F. D.; PORTO, P. A. Estratégias visuais na construção de uma realidade química: análise semiótica das ilustrações em livros didáticos ao longo do século XX. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2012, Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em <http://nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0929-1.pdf>. Acesso em: 03/05/2017.

TREVISAN, M. D.; CARNEIRO, M. C. Uma descrição semiótica da metáfora no Ensino de Biologia: asserções sobre a célula animal. Investigações em Ensino de Ciências, 2009, 14(3), 479-496.

WARTHA, E. J.; REZENDE, D de B. Os níveis de representação no ensino de química e as categorias da semiótica de Peirce. Investigações em Ensino de Ciências. v.16, n.2, p. 275-290, 2011.

Publicado

2019-07-31

Cómo citar

Badini Cancian, C. de C., & Ramos, R. de C. A. N. (2019). Estudo semiótico de imagens sobre Ligações Químicas em livros didáticos para o 1º ano do Ensino Médio. Educação Química En Punto De Vista, 3(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v3i1.1621

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista