Processo de reflexão orientada e a perspectiva prática reflexiva: quais articulações?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2259

Resumen

O Processo de Reflexão Orientada (PRO) é uma proposta formativa, constituída por quatro contextos que podem ser aplicados na formação de professores permitindo que estes reflitam antes, durante e após a ação docente. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar as contribuições do PRO na formação de professores, mediante análise em produções nacionais (teses e dissertações), evidenciando aspectos atrelados à perspectiva prática reflexiva. Os resultados mostram que sua aplicação, no Brasil, se deu na formação de professores (inicial e continuada), especialmente nas áreas de Ciências e da Química, e as suas contribuições estão relacionadas ao fato de se levar os estudantes a repensarem, de forma crítica, sobre sua própria prática, refletindo algumas de suas ideias sobre ensinar e aprender Ciências. Com relação aos contextos, estes se enquadram na perspectiva prática reflexiva que enfatiza que os professores vão construindo seus saberes como “praticum”, ou seja, aquele que constantemente reflete na e sobre a prática.

Biografía del autor/a

Juliana Marciotto Jacob, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda no programa de pós graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.

Departamento de Química - UEL

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual de Maringá.
Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL
Docente do Departamento de Química da UEL

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Publicado

2020-08-12

Cómo citar

Jacob, J. M., & Broietti, F. C. D. (2020). Processo de reflexão orientada e a perspectiva prática reflexiva: quais articulações?. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2259

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista