Processo de reflexão orientada e a perspectiva prática reflexiva: quais articulações?
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2259Resumen
O Processo de Reflexão Orientada (PRO) é uma proposta formativa, constituída por quatro contextos que podem ser aplicados na formação de professores permitindo que estes reflitam antes, durante e após a ação docente. Diante disso, o objetivo deste artigo é apresentar as contribuições do PRO na formação de professores, mediante análise em produções nacionais (teses e dissertações), evidenciando aspectos atrelados à perspectiva prática reflexiva. Os resultados mostram que sua aplicação, no Brasil, se deu na formação de professores (inicial e continuada), especialmente nas áreas de Ciências e da Química, e as suas contribuições estão relacionadas ao fato de se levar os estudantes a repensarem, de forma crítica, sobre sua própria prática, refletindo algumas de suas ideias sobre ensinar e aprender Ciências. Com relação aos contextos, estes se enquadram na perspectiva prática reflexiva que enfatiza que os professores vão construindo seus saberes como “praticum”, ou seja, aquele que constantemente reflete na e sobre a prática.
Citas
ABELL, S. K.; BRYAN, L. A. Reconceptualizing the elementary science methods course using a reflection orientation. Journal of Science Teacher Education, v. 8, n. 3, p. 153-166, 1997.
AMARAL, S. A. Abordagem metodológica qualitativa e a pesquisa brasileira sobre marketing na Ciência da Informação. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, v. 3, p. 292-297, 2017.
BANDEIRA, H. M. M. Formação de professores e prática reflexiva. In: IV Encontro de Pesquisa e Educação da UFPI, 2006, Teresina. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: EDUFPI, 2006.
BROIETTI, F. C. D.; BARRETO, S. R. G. Formação inicial de professores de química: a utilização dos relatórios de observação de aulas como instrumentos de pesquisa. Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas, v. 32, n. 2, p. 181-190, 2011.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.
CLANDININ, J. Classroom Pratice. Teacher Images in Action. London: Falmer Press, 1986.
DEWEY, J. Cómo Pensamos. Bercelona: Paidós, 1989.
FINK, A. Conducting research literature reviews: From the Internet to paper. 2. ed. Thousand Oaks: Sage publications, 2005.
FONSECA, C. V.; SANTOS, F. M. T. Educação em Química, formação e trabalho docente: revisão de pesquisas brasileiras (2002-2015). Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 179-199, 2016.
HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S.; FRANCO, F. M. de M. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KIRK, D. Beyond the limits of theoretical discourse in the teacher education: towards a critical pedagogy. Teching and teacher education. v. 2, n. 2, p. 155-169, 1986.
LIMA, V. A. de. Um Processo de Reflexão Orientada vivenciado por professores de Química: o Ensino Experimental como ferramenta de Mediação. 2013. 256 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências – Área de concentração Química) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: formando professores/pesquisadores. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
McDERMOTT, L. C. A perspective on teacher preparation in physics and other sciences: the need for special Science courses for teachers. American Journal of Physics, v. 58, n. 8, p. 734-742, 1990.
OKOLI, C. "A Guide to Conducting a Standalone Systematic Literature Review”. Communications of the Association for Information Systems, v. 37, Article 43, 2015.
PÉREZ-GOMEZ, A. I. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ-GOMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Tradução de: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed., 1998.
________. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 93-114.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
SANGIOGO, F. A.; WOYCIECHOSWSKY, R.; ROSA, S. A.; MALDANER, O. A. A pesquisa educacional como atividade curricular na formação de licenciandos de Química. Ciência e Educação, Florianópolis, v.17, n.3, p. 523-540, 2011.
SCHNETZLER, R. P. Alternativas didáticas para a formação docente em Química. In: DALBEN, A. et al. (Coord.). Coleção didática e prática de ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Madrid, Paidos, 1992.
________. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco, Jossey-Bass, 1990.
________. The Reflective Practitioner. New York: Basic Books, 1983.
SILVA, A. F. A. Processo de Reflexão Orientada na Formação de Professores dos Anos Iniciais: Concepções e Práticas sobre o Ensino de Ciências. 2015. 338 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências – Área de concentração Química) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
SILVA, R. M. G.; SCHNETZLER, R. P. Estágios curriculares supervisionados de ensino: partilhando experiências formativas. EntreVer, Florianópolis, v. 1, p. 116-136, 2011.
STANZANI, E. de L. Saberes Docentes e a Prática nos Estágios: possibilidades na formação inicial de professores de Química. 2018. 251 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Ciências. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2018.
________. O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina. 2012. 86p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012.
STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madrid, Morata,1987.
SUART, R. C. Formação inicial de professores de Química: o processo de reflexão orientada visando o desenvolvimento de práticas educativas no Ensino Médio. 2016. 398 p. Tese (Doutorado) – Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo. 2016.
SUART, R. C.; ABRAS, C. M.; MACULAN, D. S.; PEDROSO, J. R.; ROSA, L. M. R.; MIRANDA, M. S.; BERNANDO, R. A.; MARCONDES, M. E. R. Uma análise do desenvolvimento de sequências de aulas por licenciandas de Química ao longo de um processo de reflexão orientada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 186-208, 2015.
ZANON, D. A. V. Aprendizagens da docência reveladas em narrativas reflexivas por licenciados em química. Ciência & Ensino, v. 3, n. 2, p. 18-31, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).