A presença da Química Quântica em livros e recursos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2282Resumen
Resumo: Nas últimas décadas, os avanços científicos e tecnológicos têm despertado nos jovens mais olhares sobre temas relacionados às ciências de uma forma geral, sendo a Química contemporânea totalmente incluída nisso. A análise referente à Química Quântica nos livros didáticos, no livro paradidático e nos outros recursos didáticos serão baseados na análise de discurso de Laurence Bardin (1977). Analisaremos os outros recursos que são: sites, software, cursos de Química Quântica para atualização de professores e visitas técnicas. Com esta pesquisa, conseguimos verificar a presença da Química Quântica nos livros didáticos. Alguns casos são bem abordados, outros casos são bem sucintos. Já o livro paradidático é o que apresenta maior conteúdo como material físico do assunto da Química Quântica. É importante enfatizar também que o curso de formação de inicial do professor de Química também deve buscar e promover cursos da área de Química Quântica.
Citas
Referências
ARROIO, A; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; SILVA, A. B. F. O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos. Quim. Nova, Vol. 28, No. 2, 360-363, 2005.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARDIN, L. L' Analyse de Conremt. Presses Univcrsitaires de France, 1977.
BORGES, I. Resenha do Livro “Neither Physics nor Chemistry: a History of Quantum Chemistry”. Rev. Virtual Quim. Vol 4, No. 2, p. 193-194, 2012.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN+). Ministério da Educação e Cultura, 2006.
______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCNEM). Ministério da Educação e Cultura, 2002.
______. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ministério da Educação e Cultura, 2018.
______. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Conselho Nacional de educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES), n. 67/2003.
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Out-Dez, 2006.
CASA DA CIÊNCIA. Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Disponível
em: . Acesso em: 11 mai. 2019.
CASSAB, M.; MARTINS, I. A escolha do livro didático em questão. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, 2003.
CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS. CBPF. Disponível em: <https://portal.cbpf.br>. Acesso em: 12 mai. 2019.
CERN. European Organization for Nuclear Research. Disponível em: <https://home.cern>. Acesso em: 12 mai. 2019.
CIDADE DO ÁTOMO. IQ UFRGS. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2019.
CIÊNCIA HOJE. Revista Ciência Hoje. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.
CISCATO, A. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E.; PROTI, P. B. Química. Editora Moderna, v. 1, 1ª edição, 2016.
CHEMISTRY RESOURCES FOR TEACHERS AND STUDENTS. The Royal Society of Chemistry. Disponível em: <http://www.rsc.org/learn-chemistry>. Acesso em: 12 mai. 2019.
DIAS, J. J. C. T. Química Quântica: Fundamentos e Métodos. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1982.
ELETRONUCLEAR. Eletrobras. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.
FAUTH, A. C. ORIGENS DA MECÂNICA QUÂNTICA. UNICAMP. Disponível em: <https://www.ifi.unicamp.br/~fauth/1OrigensMecanicaQuantica/1Oquantumdeluz/Oqu
antumdeluz.html>. Acesso em: 11 mai. 2019.
GILMORE, R. Alice no país do Quantum: A física quântica ao alcance de todos. Editora Zahar, 1998.
GREGOLIN, M. R. V. A ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAÇÕES. Alfa, São Paulo, 39: 13-21, 1995.
LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista – Química. Edições SM, v. 1, 3ª edição, 2016.
MARANHÃO, Governo do Estado. Escola Digna - Plano mais IDEB - programa de fortalecimento do ensino médio – orientações curriculares para o ensino médio: caderno de química. Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.
MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006.
MORTIMER, E. F. Para além das fronteiras da Química: relações entre Filosofia, Psicologia e Ensino de Química. Química Nova, 20, 1997.
_______________.; MACHADO, A. H. Química. Editora Scipione, v. 1, 3ª edição. 2016.
NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T. Vivá – Química. Editora Positivo, v. 1, 1ª edição, 2016.
NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Educa, p. 13, 2009.
OLIVEIRA, F. F. de; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino
médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, SciELO Brasil, v. 29, n. 3, p. 447–454, 2007.
PERIODIC TABLE EXPLORER AND PERIODIC TABLE QUIZ APPLICATIONS. Maximum Octopus. Disponível em: <http://periodictableexplorer.com/>. Acesso em: 12 mai. 2019.
PHET. Universidade do Colorado. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em: 12 mai. 2019.
PSSC. USP. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/indice.php?midia=pssc>. Acesso em: 12 mai. 2019.
REIS, M. Química. Editora Ática, v. 1, 2ª edição, 2016.
RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física- vol. 4. LTC, 1996.
SANTOS, W.; MÓL, G. et al. Química Cidadã. Editora Ajs, v. 1, 3ª edição. 2016.
SILVA, A. L. B. B. Introdução a Química Quântica. IFSC/USP, 2003
SILVA; C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. Scielo, 2009.
SIRIUS. LNLS. Disponível em: <https://www.lnls.cnpem.br/sirius/>. Acesso em: 12 mai. 2019.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. SBQ. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.
SOUZA, A. A.; FARIAS, R. F. Elementos de Química Quântica. 2ª ed. Editora Átomo. Campinas, 2011.
VIRTUAL LAB QUÍMICA. Virtual Lab. Disponível em: <http://virtuallab.pearson.com.br/Laboratorios/Quimica#>. Acesso em: 12 mai. 2019.
THE QUANTUM WORLD. Harvard University. Disponível em: <https://online-learning.harvard.edu/course/quantum-world>. Acesso em: 12 mai. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).