A presença da Química Quântica em livros e recursos didáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2282

Resumen

Resumo: Nas últimas décadas, os avanços científicos e tecnológicos têm despertado nos jovens mais olhares sobre temas relacionados às ciências de uma forma geral, sendo a Química contemporânea totalmente incluída nisso. A análise referente à Química Quântica nos livros didáticos, no livro paradidático e nos outros recursos didáticos serão baseados na análise de discurso de Laurence Bardin (1977). Analisaremos os outros recursos que são: sites, software, cursos de Química Quântica para atualização de professores e visitas técnicas. Com esta pesquisa, conseguimos verificar a presença da Química Quântica nos livros didáticos. Alguns casos são bem abordados, outros casos são bem sucintos. Já o livro paradidático é o que apresenta maior conteúdo como material físico do assunto da Química Quântica. É importante enfatizar também que o curso de formação de inicial do professor de Química também deve buscar e promover cursos da área de Química Quântica.

Biografía del autor/a

Guilherme Sales da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é técnico em farmácia - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Cursa o mestrado em Polímeros no Instituto de Macromoléculas da UFRJ

 

Denise Leal de Castro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atua como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em ensino de ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais e Ensino de Química.

Citas

Referências

ARROIO, A; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; SILVA, A. B. F. O ensino de química quântica e o computador na perspectiva de projetos. Quim. Nova, Vol. 28, No. 2, 360-363, 2005.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BARDIN, L. L' Analyse de Conremt. Presses Univcrsitaires de France, 1977.

BORGES, I. Resenha do Livro “Neither Physics nor Chemistry: a History of Quantum Chemistry”. Rev. Virtual Quim. Vol 4, No. 2, p. 193-194, 2012.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio aos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCN+). Ministério da Educação e Cultura, 2006.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCNEM). Ministério da Educação e Cultura, 2002.

______. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Ministério da Educação e Cultura, 2018.

______. Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN dos Cursos de Graduação. Conselho Nacional de educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES), n. 67/2003.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, Out-Dez, 2006.

CASA DA CIÊNCIA. Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ. Disponível

em: . Acesso em: 11 mai. 2019.

CASSAB, M.; MARTINS, I. A escolha do livro didático em questão. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Bauru, 2003.

CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS. CBPF. Disponível em: <https://portal.cbpf.br>. Acesso em: 12 mai. 2019.

CERN. European Organization for Nuclear Research. Disponível em: <https://home.cern>. Acesso em: 12 mai. 2019.

CIDADE DO ÁTOMO. IQ UFRGS. Disponível em: . Acesso em: 11 mai. 2019.

CIÊNCIA HOJE. Revista Ciência Hoje. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.

CISCATO, A. A. M.; PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E.; PROTI, P. B. Química. Editora Moderna, v. 1, 1ª edição, 2016.

CHEMISTRY RESOURCES FOR TEACHERS AND STUDENTS. The Royal Society of Chemistry. Disponível em: <http://www.rsc.org/learn-chemistry>. Acesso em: 12 mai. 2019.

DIAS, J. J. C. T. Química Quântica: Fundamentos e Métodos. Fundação Calouste Gulbenkian: Lisboa, 1982.

ELETRONUCLEAR. Eletrobras. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.

FAUTH, A. C. ORIGENS DA MECÂNICA QUÂNTICA. UNICAMP. Disponível em: <https://www.ifi.unicamp.br/~fauth/1OrigensMecanicaQuantica/1Oquantumdeluz/Oqu

antumdeluz.html>. Acesso em: 11 mai. 2019.

GILMORE, R. Alice no país do Quantum: A física quântica ao alcance de todos. Editora Zahar, 1998.

GREGOLIN, M. R. V. A ANÁLISE DO DISCURSO: CONCEITOS E APLICAÇÕES. Alfa, São Paulo, 39: 13-21, 1995.

LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista – Química. Edições SM, v. 1, 3ª edição, 2016.

MARANHÃO, Governo do Estado. Escola Digna - Plano mais IDEB - programa de fortalecimento do ensino médio – orientações curriculares para o ensino médio: caderno de química. Secretaria de Estado da Educação. – São Luís, 2017.

MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso: compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. Pro-Posições, v. 17, n. 1 (49) - jan./abr. 2006.

MORTIMER, E. F. Para além das fronteiras da Química: relações entre Filosofia, Psicologia e Ensino de Química. Química Nova, 20, 1997.

_______________.; MACHADO, A. H. Química. Editora Scipione, v. 1, 3ª edição. 2016.

NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T. Vivá – Química. Editora Positivo, v. 1, 1ª edição, 2016.

NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. Lisboa, Educa, p. 13, 2009.

OLIVEIRA, F. F. de; VIANNA, D. M.; GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino

médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, SciELO Brasil, v. 29, n. 3, p. 447–454, 2007.

PERIODIC TABLE EXPLORER AND PERIODIC TABLE QUIZ APPLICATIONS. Maximum Octopus. Disponível em: <http://periodictableexplorer.com/>. Acesso em: 12 mai. 2019.

PHET. Universidade do Colorado. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em: 12 mai. 2019.

PSSC. USP. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/indice.php?midia=pssc>. Acesso em: 12 mai. 2019.

REIS, M. Química. Editora Ática, v. 1, 2ª edição, 2016.

RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. S. Física- vol. 4. LTC, 1996.

SANTOS, W.; MÓL, G. et al. Química Cidadã. Editora Ajs, v. 1, 3ª edição. 2016.

SILVA, A. L. B. B. Introdução a Química Quântica. IFSC/USP, 2003

SILVA; C. S.; OLIVEIRA, L. A. A. Formação inicial de professores de química: formação específica e pedagógica. Scielo, 2009.

SIRIUS. LNLS. Disponível em: <https://www.lnls.cnpem.br/sirius/>. Acesso em: 12 mai. 2019.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. SBQ. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2019.

SOUZA, A. A.; FARIAS, R. F. Elementos de Química Quântica. 2ª ed. Editora Átomo. Campinas, 2011.

VIRTUAL LAB QUÍMICA. Virtual Lab. Disponível em: <http://virtuallab.pearson.com.br/Laboratorios/Quimica#>. Acesso em: 12 mai. 2019.

THE QUANTUM WORLD. Harvard University. Disponível em: <https://online-learning.harvard.edu/course/quantum-world>. Acesso em: 12 mai. 2019.

Publicado

2020-08-12

Cómo citar

da Rocha, G. S., & Castro, D. L. de. (2020). A presença da Química Quântica em livros e recursos didáticos. Educação Química En Punto De Vista, 4(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2282

Número

Sección

Puntos de Vista