A literatura de Primo Levi para a formação omnilateral no estágio de licenciandos em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2599

Resumo

A literatura é pouco presente na Educação em Ciências, principalmente, nos contextos dos estágios curriculares das licenciaturas. Apostamos na perspectiva da formação omnilateral, trazida pela Pedagogia Histórico-Crítica, e na obra A Tabela Periódica de Primo Levi, um químico e escritor que foi fruto dessa formação, para promover esse mesmo modelo formativo em duas experiências de estágio na Licenciatura em Química. A primeira aconteceu em um estágio em uma escola que possibilitou às estagiárias-orientadoras desenvolver pesquisas com alunos do Ensino Médio que se articulam de forma interdisciplinar; a segunda, em um estágio supervisionado que permitiu aos estágiários conhecer espaços não-formais que divulgam a química e construir uma exposição articulando química, arte, filosofia e direitos humanos. Entendemos que as experiências de formação omnilateral aqui relatadas contribuem para ampliar a reflexão a respeito das aprendizagens possibilitadas e potencializadas no âmbito da formação inicial de professores de química.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Leonardo Júnior, C. S., Massi, L., da Silva, R. V., & Palmieri, L. J. (2021). A literatura de Primo Levi para a formação omnilateral no estágio de licenciandos em Química. Educação Química n unto e ista, 5(1), 240–252. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2599