Contribuições da formação inicial de professores de Química para a compreensão de currículo por licenciandos
Resumen
O modo como professores praticam o currículo de Química tem implicações na formação dos indivíduos na Educação Básica. Por isso, nos questionamos sobre como a formação inicial de professores tem possibilitado a compreensão sobre currículo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar como os componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Química da região nordeste do Brasil contribuíram para a compreensão de currículo por licenciandos. Para isso, analisamos o Projeto Acadêmico Curricular do curso e uma entrevista semiestruturada realizada com formandos, ambos submetidos à Análise Textual Discursiva que permitiu a categorização e comunicação dos resultados. Nesse processo, identificamos que todos os componentes do curso investigado têm marcado o entendimento de currículo dos licenciandos. No entanto, há um destaque para as disciplinas optativas, as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e a produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados também nos possibilitam refletir sobre a construção curricular desses futuros professores.
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