Contribuições da formação inicial de professores de Química para a compreensão de currículo por licenciandos
Resumen
O modo como professores praticam o currículo de Química tem implicações na formação dos indivíduos na Educação Básica. Por isso, nos questionamos sobre como a formação inicial de professores tem possibilitado a compreensão sobre currículo. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar como os componentes curriculares de um curso de Licenciatura em Química da região nordeste do Brasil contribuíram para a compreensão de currículo por licenciandos. Para isso, analisamos o Projeto Acadêmico Curricular do curso e uma entrevista semiestruturada realizada com formandos, ambos submetidos à Análise Textual Discursiva que permitiu a categorização e comunicação dos resultados. Nesse processo, identificamos que todos os componentes do curso investigado têm marcado o entendimento de currículo dos licenciandos. No entanto, há um destaque para as disciplinas optativas, as Atividades Acadêmico-Científico-Culturais e a produção do Trabalho de Conclusão de Curso. Os resultados também nos possibilitam refletir sobre a construção curricular desses futuros professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).