O despertar para a docência
relatos de alunos de estágio supervisionado em Química
Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa acerca do discurso sobre a prática docente presente nos relatórios de estágio supervisionado de alunos de Licenciaturas em Química de duas Universidades Brasileiras. Fundamenta a análise dos dados obtidos na filosofia da linguagem bakhtiniana e na teoria crítica da educação. Nos grupos analisados os professores-estagiários estão distanciados de exercerem práticas docentes que considerem os aspectos históricos e sociais dos estudantes do Ensino Médio, porém se faz presente indícios de alteridade entre futuros professores e alunos, o que pode ser indicativo de uma possível transformação das suas concepções de ser professor. As docentes orientadoras de estágio perceberam que é necessário reformular seus planos de aula e de ensino para enfatizar a formação crítica que valorize os saberes discentes sobre questões cotidianas que envolvem o conteúdo químico.
PALAVRAS CHAVE: Estágio Supervisionado; Formação Docente; Curso de Licenciatura
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Química en Punto de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).