Promovendo a inserção das interações discursivas na prática de professores em formação durante o estágio curricular

Autores/as

  • Aline de Souza Janerine Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

O encontro de diferentes perspectivas culturais em sala de aula vem sendo considerado salutar para que estudantes repensem suas próprias concepções e ampliem seu repertório cultural. Com isso, as interações discursivas se mostram como fundamentais. Neste trabalho analisamos a prática de professores em formação e as estratégias usadas para que as interações discursivas estejam mais presentes nas aulas. Para isso, gravamos em vídeo as aulas dos licenciandos em período de estágio, e realizamos uma avaliação compartilhada dessas aulas com a intenção de promover um processo reflexivo sobre a prática, o que também foi gravado em vídeo. A análise das aulas mostrou melhoria em termos de interações discursivas a partir do processo reflexivo e um entendimento mais amplo do papel do professor em sala de aula. Esses dados trazem implicações para o estágio como componente curricular, no curso em questão, no sentido de promover um amplo processo reflexivo.

 

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Janerine, A. de S., & Quadros, A. L. de. (2023). Promovendo a inserção das interações discursivas na prática de professores em formação durante o estágio curricular. Educação Química En Punto De Vista, 7. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/2979

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista