Interações Intermoleculares: análise dos Livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio

Autores/as

  • Fábio Luiz Seribeli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tupã, SP, Brasil
  • Flavio Antonio Maximiano Doutor em Química, Universidade de São Paulo Instituto de Química (IQ-USP/Brasil) Professor da Universidade de São Paulo Instituto de Química Departamento de Química Fundamental (IQ-USP/Brasil), Professor do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP/Brasil)
  • Maria Helena Zambelli Mestranda na Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP/Brasil) Professora do Colégio Salesiano Santa Teresinha, São Paulo

Resumen

É comum que o conceito de interação intermolecular seja discutido nos livros didáticos geralmente de forma classificatória, reduzida, podendo até apresentar alguns erros conceituais ou induzi-los. O conceito é fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais e essencial para o aluno compreender a natureza da matéria. O objetivo deste texto é fazer uma breve discussão sobre o tema, analisando-o nos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático 2018. A análise de conteúdo foi utilizada para investigar o capítulo que trata do tema, também foi construído um quadro comparativo, com os conceitos utilizados para explicar o tema, os parâmetros moleculares que apareceram ao longo do texto, fenômenos mencionados e eventuais experimentos.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Seribeli, F. L., Maximiano, F. A., & Zambelli, M. H. . (2023). Interações Intermoleculares: análise dos Livros de Química do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3205