Pressupostos socioambientais nos Planos de Ensino de disciplinas do currículo da Licenciatura em Química da UFRGS
Resumen
A partir de uma pesquisa documental foram analisados os Planos de Ensino de disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Essa sondagem do currículo da formação inicial de professores em Química da Instituição visa compreender o nível da ambientalização curricular. A existência de articulações desse tipo (Educação Ambiental e Ensino de Química) valoriza a formação de licenciandos responsáveis e críticos-reflexivos ante a realidade conturbada e marcada por impasses, com papel de disseminar mudanças em prol de condições mais sustentáveis e coerentes entre humanidade e natureza, dentro de uma nova perspectiva. Em síntese, um número pequeno de disciplinas faz alusão a questões socioambientais, pouco contribuindo no debate de temas e conceitos dessa ordem, em desacordo com a legislação nacional correspondente, impossibilitando iniciativas para contornar/reverter a situação. Apoiando-se nas análises são sugeridas propostas para auxiliar em posteriores reestruturações acadêmico-curriculares.
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Derechos de autor 2023 Educação Química en Punto de Vista
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