Pressupostos socioambientais nos Planos de Ensino de disciplinas do currículo da Licenciatura em Química da UFRGS

Autores/as

  • André Slaviero Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumen

A partir de uma pesquisa documental foram analisados os Planos de Ensino de disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de Licenciatura em Química da UFRGS. Essa sondagem do currículo da formação inicial de professores em Química da Instituição visa compreender o nível da ambientalização curricular. A existência de articulações desse tipo (Educação Ambiental e Ensino de Química) valoriza a formação de licenciandos responsáveis e críticos-reflexivos ante a realidade conturbada e marcada por impasses, com papel de disseminar mudanças em prol de condições mais sustentáveis e coerentes entre humanidade e natureza, dentro de uma nova perspectiva. Em síntese, um número pequeno de disciplinas faz alusão a questões socioambientais, pouco contribuindo no debate de temas e conceitos dessa ordem, em desacordo com a legislação nacional correspondente, impossibilitando iniciativas para contornar/reverter a situação. Apoiando-se nas análises são sugeridas propostas para auxiliar em posteriores reestruturações acadêmico-curriculares.

Publicado

2023-06-29

Cómo citar

Slaviero, A., & Selvero Pazinato, M. . (2023). Pressupostos socioambientais nos Planos de Ensino de disciplinas do currículo da Licenciatura em Química da UFRGS. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3236