Tabela Periódica Inclusiva: desenvolvimento de um software para auxiliar professores no ensino inclusivo da Química

Autores/as

Resumen

Para atender às necessidades de alunos surdos no estudo da Química, a adaptação de recursos e materiais didáticos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) constitui uma importante prática que pode facilitar a aprendizagem de conteúdos e conceitos químicos, além de incentivar a inclusão. Considerando-se a escassez de recursos e materiais didáticos adaptados para o ensino de Química para alunos surdos, este trabalho envolveu a criação de um software tendo por base a Tabela Periódica Inclusiva, uma Tabela Periódica interativa desenvolvida em Libras para auxiliar professores no ensino inclusivo da Tabela Periódica. Para tanto, foram empregadas tecnologias diversas, incluindo HTML, CSS, Javascript e PWA. Após a implementação, o software foi disponibilizado publicamente e avaliado por professores de Química. O software foi considerado funcional e de fácil uso, e teve uma boa aceitabilidade pelos professores, que apontaram a Tabela Periódica Inclusiva como uma ferramenta útil no ensino inclusivo da Tabela Periódica.

Biografía del autor/a

Allan Rafael Nunes Medeiros, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Aluno do curso de bacharelado em Engeharia da Computação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí.

http://lattes.cnpq.br/3145550314954627

Alda Ernestina dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Doutora em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí.

http://lattes.cnpq.br/1929752395158356

Vássia Soares Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Bambuí.

http://lattes.cnpq.br/2665919411365521

Allison Gaspar Chiquitto, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Instituro Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Naviraí.

http://lattes.cnpq.br/6062023075074006

Fábio Pires Mourão, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo Cefet-MG . Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim.

http://lattes.cnpq.br/3203145710884215

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

Nunes Medeiros, A. R., dos Santos, A. E., Soares Carvalho, V., Gaspar Chiquitto, A., & Pires Mourão, F. (2024). Tabela Periódica Inclusiva: desenvolvimento de um software para auxiliar professores no ensino inclusivo da Química . Educação Química En Punto De Vista, 8, 18–29. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3909

Número

Sección

Produtos Educacionais e Intervenções em Sala de Aula